Geral

Congresso de Acupuntura reúne médicos de várias partes do mundo em Vitória

O evento vai contar com experiências internacionais, desenvolvidas por especialistas como Jian Kong, doutor da Faculdade de Medicina da Universidade de Havard, nos Estados Unidos

Acupuntura pode ser usada como auxílio para a fertilização Foto: Divulgação

A utilização da acupuntura como auxilio para a fertilização e também no serviço público são temas que serão debatidos no I Congresso Sudeste de Acupuntura Médica (ICSAM), que acontece nos dias 04, 05 e 06 de junho, reunindo especialistas de diversas parte do mundo, em Vitória. 

O congresso além de divulgar a prática da acupuntura também vai esclarecer dúvidas, falar dos efeitos, indicações e limitação do método.

Segundo o médico especialista em acupuntura, Carlos Eduardo Mendes dos Santos, a divulgação da prática pode ser de grande utilidade para a Saúde Pública, principalmente no que diz respeito à assistência primária, devido à sua alta e imediata resolutividade, associada a baixo custo.

“O acompanhamento semanal adotado pela grande maioria dos médicos acupunturistas, favorece a prevenção e diagnóstico precoce”, ressalta o especialista. 

O evento vai contar com experiências internacionais, desenvolvidas por especialistas como Jian Kong, doutor da Faculdade de Medicina da Universidade de Havard, nos Estados Unidos. Especialista no manejo da dor, o psiquiatra já desenvolveu estudos científicos que comprovam os benefícios da acupuntura. 

O Congresso também traz experiências do doutor Rafael Cobos Romana, da Espanha, além de especialistas de várias partes do país. Alexandre Massao Yoshizumi vai debater o uso da acupuntura em pacientes que sofreram algum tipo de trauma e buscam o serviço público. “São pessoas que se envolveram em acidentes de trânsito por exemplo e tem dificuldades para a recuperação. A acupuntura auxilia e ajuda a acelerar o processo”, destacou Massao. 

Pontos moeda