Geral

Em áudio, PMs do Rio mostram surpresa com ação de 100 traficantes

Redação Folha Vitória

Rio - Um áudio obtido pela reportagem mostra a surpresa de policiais militares ao serem avisados via rádio, na última sexta-feira, 8, por uma central operacional da Polícia Militar, que 100 traficantes "fortemente armados" se deslocavam do Morro de São Carlos para o Morro da Coroa, em Santa Teresa, na região central do Rio. Na ocasião, um grupo de traficantes invadiu a favela. O tiroteio da sexta-feira, 8, deixou quatro mortos e cinco feridos, entre eles, uma jovem grávida e três adolescentes que jogavam futebol na hora do confronto. Os PMs parecem atônitos ao receberem a "missão" de enfrentar os invasores.

"Cem indivíduos fortemente armados no Morro de São Carlos partindo para a comunidade da Coroa. Segundo histórico, mais de 100 elementos", disse um PM ao rádio. Na recepção, estariam policiais em um dos carros do 4º Batalhão, responsável pela segurança da região. "Qual viatura que vai?", questionou um deles. As comunidades da Coroa e de São Carlos são patrulhadas por Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) desde 2011.

A invasão, entretanto, acabou sendo realizada por traficantes das comunidades Fallet/Fogueteiro (pertencentes à mesma UPP do Morro da Coroa) e do Turano, que também está ocupada pela Polícia Militar desde 2011.

Segundo investigações, PMs da UPP São Carlos conseguiram interceptar um grupo de bandidos do Morro da Mineira, que também participariam da invasão. Desde sábado, a região vem sendo patrulhada por agentes do Comando de Operações Especiais (COE) e, nos acessos às favelas, por policiais das UPPs.

De acordo com a Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), o reforço no policiamento não tem previsão para terminar. Depois de um tiroteio entre traficantes e policiais ter deixado mais dois mortos na manhã de domingo, 10, a madrugada desta segunda-feira, 11, não teve confrontos.

As seis mortes registradas na Coroa em um intervalo de apenas três dias representam 40% dos homicídios dolosos registrados em seis meses em toda a região sob responsabilidade da 6ª Delegacia de Polícia Civil (Cidade Nova), que atua na área.

Traficante pede 'ajuda'

A Polícia Civil investiga ainda um áudio de um traficante pedindo reforço de munições e armas para bandidos do Morro da Coroa. O suposto autor seria Celso Pinheiro Pimenta, conhecido como Playboy, chefe do tráfico do Morro da Pedreira, em Costa Barros. Ele pertence à mesma facção que perdeu território na Coroa, a Amigo dos Amigos (ADA).

"O que a gente está sabendo é que esse áudio teria circulado entre grupos de criminosos e acabou chegando nas mãos de alguns policiais. Tudo indica que o áudio parece verdadeiro", afirmou o titular da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod), Antenor Lopes.

Pontos moeda