Geral

Grécia enfrenta "estrangulamento financeiro", diz premiê do país

Redação Folha Vitória

Atenas - O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, advertiu hoje que o país enfrenta um quadro de "estrangulamento financeiro", em meio aos temores de que Atenas possa apenas enfrentar duas semanas, antes de decretar um default. Tsipras disse que tem propostas detalhadas para um acordo "viável" com os credores, que permitirá o desembolso de uma injeção de caixa de 7,2 bilhões de euros (US$ 8 bilhões), o pagamento final relativo ao acordo de ajuda de 240 bilhões de euros para o país.

Durante quase quatro meses, a Grécia tem negociado com seus credores da zona do euro e do Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre as reformas econômicas que o país precisa fazer para garantir o dinheiro. A Grécia tem dependido desse dinheiro de pacotes de ajuda pelos últimos cinco anos.

Nas últimas semanas, Atenas tem pagado dívidas e compromissos do dia a dia como salários e pensões com dinheiro de suas reservas. O governo grego admite, porém, que está ficando sem opções, enquanto terá mais dívidas vencendo no próximo mês. Caso não se chegue a um acordo, a Grécia terá de impor controles de capital ou mesmo deixar o euro.

"Ainda que estejamos em uma situação de estrangulamento financeiro, temos honrado todas nossas obrigações externas", disse Tsipras. "A falta de liquidez não é uma opção nem uma responsabilidade do governo grego. É uma tática de negociação dura de nossos parceiros, e eu não sei se todos na Europa sentem orgulho disso", afirmou ele. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda