Geral

Inscrições para quase 900 vagas em cursos técnicos no Ifes terminam no próximo domingo

A lista final dos isentos sai em 1º de junho. No caso dos inscritos para cursos Proeja, não haverá cobrança de taxa para participar. ara se inscrever, é obrigatório que o candidato tenha CPF

A data limite para pagamento da taxa de inscrição, de R$ 51, é 2 de junho Foto: Divulgação

Termina neste domingo (31) o prazo de inscrição no Processo Seletivo 24/2015, que oferta um total de 884 vagas para cursos técnicos no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). As chances são para os campi Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Linhares, São Mateus, Santa Teresa, Serra e Vila Velha. Os cursos são ofertados nas modalidades Concomitante, Subsequente e Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

A data limite para pagamento da taxa de inscrição, de R$ 51, é 2 de junho. Os candidatos que tiverem negada a isenção também devem pagar a Guia de Recolhimento da União (GRU) até essa data para garantir a participação no processo seletivo. A lista final dos isentos sai em 1º de junho. No caso dos inscritos para cursos Proeja, não haverá cobrança de taxa para participar.

Para se inscrever, é obrigatório que o candidato tenha Cadastro de Pessoa Física (CPF) e preencha os requisitos da modalidade do curso para o qual está se inscrevendo. No caso do Proeja, é necessário ter 18 anos ou mais, ter ensino fundamental completo (ou concluí-lo até a data da matrícula) e não ter concluído o ensino médio.

Para os Técnicos Concomitantes, o candidato deve estar cursando o ensino médio em alguma instituição. O aluno faz somente o ensino técnico do Ifes. A exigência da série do ensino médio varia de acordo com o curso e deve ser observada no edital, e quem já concluiu essa etapa também poderá concorrer às vagas de Técnicos Concomitantes. Já no caso dos cursos técnicos na modalidade Subsequente, é exigido ensino médio completo.

As provas serão aplicadas no dia 28 de junho. Para os cursos concomitantes e subsequentes, haverá uma prova objetiva composta por 40 questões (20 de português e 20 de matemática). Para o curso técnico da modalidade Proeja, a seleção será composta de uma palestra informativa, que acontecerá no dia 8 de junho, e análise socioeducacional. Os resultados finais serão divulgados no dia 13 de julho de 2015.

Vagas e reserva

No Proeja, há 32 vagas para o curso Técnico em Agroindústria no Campus Santa Teresa. Na modalidade Subsequente, são 40 vagas para o Técnico em Meio Ambiente no Campus Santa Teresa.

Já para a concomitante, há 812 vagas distribuídas em diversos campi: Mecânica (40), em Aracruz; Administração (40), em Barra de São Francisco; Eletromecânica (36), Informática (36), e Mineração (40), em Cachoeiro de Itapemirim; Logística (80) e Portos (40), em Cariacica; Edificações (36) em Colatina; Administração (40) e Eletrotécnica (32), em Guarapari; Automação Industrial (28) e Administração (36), em Linhares; Eletromecânica (32) e Mecânica (32), em São Mateus; Automação Industrial (64) e Informática (80), na Serra; e Biotecnologia (40) e Química (80), em Vila Velha.

Do total das vagas abertas, 50% serão reservadas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escolas públicas. Dessas, metade será para estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário-mínimo e meio per capita; e a outra metade será para estudantes de escolas públicas sem a necessidade de comprovação de renda.

Para ambos os casos, parte das vagas será reservada a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e a outra parte das vagas será reservada para candidatos que se autodeclararem por outras etnias. Os outros 50% das vagas ofertadas serão destinados ao preenchimento por ampla concorrência, ou seja, para candidatos que não optarem por concorrer às vagas da ação afirmativa.

Acesse a página do processo seletivo!

Pontos moeda