Geral

Israel acusa vizinhos por falta de avanço na zona livre de armas nucleares

Redação Folha Vitória

Nações Unidas - Israel está culpando seus vizinhos árabes pela dificuldade na conquista de um Oriente Médio livre de armas nucleares, dizendo que "se um esforço regional sério não emergiu no Oriente Médio durante os últimos cinco anos, não foi por causa de Israel". A declaração, distribuída durante uma conferência global sobre o tratado de desarmamento. Israel nunca declarou publicamente suas armas nucleares e não faz parte do Tratado de Não-Proliferação Nuclear.

Como nação observadora, Israel não pode discursar na conferência em andamento, na qual muitos países expressaram frustração com o fato de que uma reunião sobre um Médio Oriente livre de armas nucleares, prometida para 2012, não ocorreu. Essa meta foi definida pela última vez em conferência realizada cinco anos atrás.

O estabelecimento dessa zona livre de armas nucleares em uma das regiões mais tensas do mundo é um dos raros pontos de acordo atualmente entre os Estados Unidos e a Rússia. Ambos os países defenderam progresso nessa área, com a Rússia manifestando sua "severa insatisfação" no atraso e o secretário de Estado norte-americano John Kerry chamando a uma zona proposta de "objetivo ambicioso e repleto de desafios", mas vale a pena perseguir.

Fonte: Associated Press

Pontos moeda