Geral

Kerry chega à Rússia para conversas com Putin sobre Ucrânia, Síria e Irã

Redação Folha Vitória

Sochi, Rússia - O Secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, está na Rússia para um encontro com o presidente, Vladimir Putin, em meio a relações estremecidas entre os dois países por causa dos conflitos na Ucrânia e na Síria.

Antes do encontro com Putin, Kerry conversou com o chanceler russo, Sergey Lavrov. Mais tarde, ele foi se encontrar com Putin em uma breve visita. Esta é a primeira ida de um líder norte-americano desde maio de 2013.

De acordo com autoridades norte-americanas, Kerry deverá conversar com Putin sobre o cumprimento do acordo de cessar-fogo entre os militares pró-Rússia e os separatistas na Ucrânia. O acordo, feito em fevereiro, não tem sido cumprido, levando a morte de milhares de pessoas.

Kerry irá avaliar também o apoio da Rússia ao presidente da Síria, Bashar Assad, cujas forças têm perdido espaço para os rebeldes. O Secretário deve pressionar Moscou para apoiar uma transição política que poderia acabar com a guerra civil na Síria.

Outro assunto que deverá estar em pauta é o pedido que Kerry deverá fazer à Rússia para que não prossiga com seu plano de fornecer ao Irã um sistema avançado de mísseis. Fonte: Associated Press

Pontos moeda