Geral

ONU quer mais informações sobre programa nuclear do Irã, diz diplomata

Redação Folha Vitória

Viena - O Irã forneceu mais informações apenas sobre uma área de um projeto nuclear anterior do país para a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), mas não deu detalhes suficientes sobre a iniciativa, de acordo com um diplomata que teve acesso a um relatório da agência.

Um grupo de seis países tenta chegar a um acordo com o Irã para impedir o desenvolvimento de uma arma nuclear. Os Estados Unidos e seus parceiros têm dito que o governo de Teerã deve apresentar mais informações, antes de um acordo final ser fechado.

O relatório trimestral da AIEA diz que o Irã não apresentou uma nova lista detalhando 12 áreas de seu programa anterior, onde Teerã pode ter trabalhado no desenvolvimento de armas nucleares e know-how, segundo o diplomata. Teerã nega que tenha trabalhado para desenvolver armas nucleares no passado.

Imagens de satélite continuam mostrando a presença de veículos, equipamentos e materiais de construções móveis na base militar de Parchin, onde autoridades estrangeiras acreditam que o Irã tenha realizado testes nucleares, segundo o diplomata. A AIEA renovou o pedido de acesso ao local. "Os dois lados concordaram em manter o diálogo sobre três medidas práticas e se encontrar no futuro próximo", disse o diplomata. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda