Geral

Otan critica "ameaças nucleares" da Rússia

Redação Folha Vitória

Washington - As ameaças nucleares da Rússia são desestabilizadoras e injustificadas, afirmou nesta quarta-feira o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg. A autoridade se disse bastante perturbada pela escalada retórica de Moscou sobre suas armas nucleares, bem como pelo maior número de voos em seus bombardeiros com capacidade nuclear.

As promessas russas de colocar sistemas capazes de levar mísseis nucleares em Kaliningrado, uma área da Rússia perto da Polônia, e sugestões de que o país poderia colocar armas nucleares na Crimeia, uma área da Ucrânia anexada no ano passado pelos russos, aumentaram as preocupações no Pentágono e pela Europa.

Stoltenberg disse que colocar armas nucleares nesses locais "iria mudar fundamentalmente o equilíbrio de segurança na Europa".

Os comentários são feitos em meio a uma crítica mais ampla de Moscou e seus esforços para apoiar separatistas na Ucrânia. Stoltenberg censurou exercícios militares realizados na fronteira ucraniana nesta semana. Autoridades dos EUA disseram que esses exercícios feitos de surpresa são usados para desestabilizar o governo ucraniano. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda