Geral

​Passando a Limpo atende centenas de moradores em Terra Vermelha, em Vila Velha

As crianças também puderam brincar e ganharam livros infantis. Uma tenda repleta de obras literárias foi montada para a distribuição de vários livros, fazendo parte das atrações do dia

Crianças tocaram no evento Foto: Divulgação

Apesar da chuva que caiu na manhã deste sábado (16), centenas de moradores compareceram na Praça dos Desbravadores, no bairro Terra Vermelha, para participar do evento de cidadania Passando a Limpo, promovido pela Prefeitura de Vila Velha.

Foram realizados diversos atendimentos, divididos entre tendas montadas com serviços para atender toda comunidade. Além da orientação em saúde bucal e distribuição de escovas de dente, abordagem educativa sobre dengue e promoção de brincadeiras com as crianças, foi realizada uma palestra antidrogas e orientações sobre prevenção e combate à violência contra mulher.

Para o líder comunitário de Terra Vermelha,  Roquimar do Santo, o evento vai ficar na história. “A importância da aproximação da Prefeitura com a comunidade é essencial para o desenvolvimento do nosso bairro. É a primeira vez que recebemos uma atenção especial aqui em Terra Vermelha. Estamos muito felizes”, comemorou.

As crianças também puderam brincar e ganharam livros infantis. Uma tenda repleta de obras literárias foi montada para a distribuição de vários livros, fazendo parte das atrações do dia.

A equipe de Serviços Urbanos realizou a limpeza de 54 ruas e de 320 caixas-ralo. Mais de 50 toneladas de resíduos foram retiradas, incluindo os pontos viciados de lixo. O Canal de Terra Vermelha também passou por uma limpeza, na altura do bairro Normília da Cunha.

Para o Prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda, os serviços realizados foram alinhados com a comunidade. “Ao longo de toda semana fizemos pequenas e médias intervenções de melhorias no bairro, incluindo ações de limpeza e infraestrutura, como a troca de 108 luminárias mais potentes em 18 vias, o que proporciona mais qualidade de vida e segurança para os moradores da região”, informou o Prefeito.

O próximo Passando a Limpo já tem data e local para acontecer. Será no dia 30 de maio, em Vila Garrido.

Ações durante toda a semana 

Durante toda essa semana, equipes da Prefeitura estiveram no bairro realizando diversos serviços, disponibilizando uma equipe do mutirão de limpeza para a região de Terra Vermelha. Foram 40 funcionários responsáveis pelos serviços de limpeza de bueiros, pintura de meio-fio, retirada de pontos viciados de lixo, podas de árvores, capina, roçagem, varrição e raspagem de ruas. Os trabalhos contaram com o auxílio de caminhões basculantes, pás-mecânicas, enxadas e retroescavadeira. A rede de drenagem de águas pluviais passou por reparos.

Na iluminação pública, 96 luminárias de menor potência foram trocadas por outras de 150 watts. Em outra rua, 12 luminárias de menor potência foram substituídas por 250 watts, totalizando 108 luminárias substituídas. O valor do investimento foi de 67 mil reais.

A Praça dos Desbravadores foi contemplada com uma nova pintura no alambrado, na quadra e também na pista de skate. Além disso, a equipe da Prefeitura fez reparos no piso e na rede de drenagem de águas pluviais, com substituição dos tubos danificados. O pedido de melhorias foi feito pela comunidade por meio da liderança comunitária. Para a terceira idade, a equipe da administração municipal trocou os bancos danificados, aplicando nova pintura.

O Passando a Limpo está em sua 10ª edição. Os bairros que já receberam a ação de cidadania foram: Araçás, Soteco, Nova América, João Goulart, São Torquato, Cobilândia, Santa Inês, Alecrim, Cristóvão Colombo e agora em Terra Vermelha.  A próxima ação será no dia 30 de maio, em Vila Garrido.

Pontos moeda