Geral

Pode casar no domingo? Pode! Confira quais são as vantagens

Maior disponibilidade de horários, preços até 30% mais baratos e decoração mais em conta. Casar no domingo traz muitas vantagens para os noivos

“Largo tudo se a gente se casar domingo, na praia, no sol, no mar ou num navio a beira mar...”. A música “Pra sonhar”, do cantor Marcelo Jeneci, fez muito sucesso desde seu lançamento e a verdade é que muitos casais passaram a considerar o domingo como um dia também para casar. O número de noivas que escolhem esse dia para selar a união tem crescido e quando paramos para listar as vantagens, fica fácil adivinhar o porquê dessa tendência.

“É muito vantajoso um casamento no domingo, em vez de sábado. Os cerimoniais não tinham esse lucro pela tradição de se casar no sábado, então eles estão receptivos a essas propostas para que tenham um contrato extra. As noivas conseguem descontos de até 30% para casar no domingo”, afirma Elizabeth Caetano, da Casare Assessoria, especializada em organizar casamentos de domingo à quinta-feira.

Casar em um domingo ainda acumula outros benefícios, como fugir da disputa pelo sábado e economizar principalmente na decoração, já que a noiva pode negociar caso haja um casamento no dia anterior.

“Normalmente, no mesmo local onde a pessoa vai casar teve um evento no sábado. Então, as noivas podem conseguir negociação para aproveitar parte dessa infraestrutura. Dá para conciliar e adequar essa decoração com a preferência da noiva no domingo”, aconselha a cerimonialista.

Elizabeth conta sempre sugere o domingo como dia do casamento para as mulheres que ainda não escolheram o local da cerimônia. “Quando elas vão ver na prática, conseguem um preço melhor. Tenho percebido que está muito forte a procura do domingo, a repercussão está bem positiva”.

Além disso, o casal poupa uma grande dor de cabeça na hora de disputar igrejas e buffets, já que eles costumam ser reservados com até um ano ou mais de antecedência para os sábados.

Gracielle Lopes Vitorassi escolheu a sexta-feira para casar Foto: ​Arquivo Pessoal

Casamento de segunda à sexta

Para os casamentos de segunda à quinta, essa sugestão não se aplica, mas os noivos também conseguem outros meios de economizar se no dia seguinte ao casório for feriado.

“Geralmente, os cerimoniais, fotógrafos e músicos conseguem uma negociação porque é algo a mais, um dia que eles não esperavam trabalhar. Isso tem sido frequente na véspera de feriado durante a semana. Assim os convidados não precisam sair correndo, especialmente se moram longe, e podem curtir a festa mais à vontade. Se tem um feriado na segunda, vale a pena casar no domingo”, diz a cerimonialista.

Casar em uma sexta-feira foi a solução ideal para a estudante universitária Gracielle Lopes Vitorassi. Com o casamento no civil marcado e a passagem de lua de mel comprada, ela decidiu pouco antes do grande dia oferecer um jantar. “Eu iria me casar apenas no civil e fazer uma viagem, mas poucos dias antes do casamento decidi providenciar uma recepção. A decoração e serviços, exceto bolo e doces, ficaram de 20% a 30% mais barato do que se a recepção fosse no sábado”, conta.

Alguns convidados não puderam participar, e esse é um dos maiores dilemas enfrentados por quem decide casar durante a semana. Apesar disso, Gracielle desfrutou de um momento maravilhoso. “Uma parte dos convidados não pôde comparecer devido aos seus compromissos. Lembro que o dia foi uma correria só, mas se precisasse faria tudo novamente, pois as pessoas que amávamos estavam lá. Ter casado na sexta foi maravilhoso”, comemora a estudante.d

Pontos moeda