Geral

Prefeitura volta a retirar placas das ruas e avenidas de Vila Velha por poluição visual

O novo decreto também estabelece que as novas placas e anúncios a serem instaladas no município passem por autorização prévia da prefeitura

Placas foram retiradas nesta manhã Foto: Divulgação

Ações de combate à poluição visual foram retomadas pela Prefeitura de Vila Velha que voltou a retirar das ruas e avenidas da cidade, placas especiais ou de grande porte.

Na manhã desta terça-feira (26), cinco placas localizadas na Orla da Praia de Itaparica e no bairro Jockey foram retiradas pela fiscalização. 

A prefeitura pretende retirar nesta terça-feira pelo menos 18 outdoors localizados nas chamadas Zonas de Exclusão, locais onde não são autorizadas a instalação e manutenção de tabuleta ou outdoor, painel e multimídia. O Decreto N° 055/15, que regulamenta a veiculação de publicidade no município foi publicado no último dia 04 de maio, no Diário Oficial.

De acordo com Ana Márcia, secretária de Desenvolvimento Urbano do município, a ação faz parte da retirada compulsória. “Nós notificamos as empresas e mesmo com multa elas insistiram em manter o anúncio. Estamos retirando essas placas e vamos repassar os custos dessas retiradas para o responsável. Nesta ação da manhã, o motorista que passar pela Rodovia do Sol, já vai poder notar a diferença. Vai poder apreciar a paisagem”, afirmou. 

Segundo Ana Márcia, os custos das retiradas de placas variam de acordo com o tamanho, estrutura e engenho publicitário de cada peça. O novo decreto também estabelece que as novas placas e anúncios a serem instaladas no município passem por autorização prévia da prefeitura.

Lombada

Também aconteceu na manhã desta terça-feira (26), em Cobi de Baixo, a remoção de cinco lombadas instaladas irregularmente para impedir que serviços da Prefeitura de Vila Velha, como a coleta de lixo doméstica, e o patrulhamento da Polícia Militar cheguem ao bairro.

Por serem construídos fora do padrão, os veículos que transitavam pelo local, mesmo em baixa velocidade, encontrava dificuldade em passar pelos objetos. Viaturas da PM chegaram a quebrar ao passar pelo quebra-molas durante uma perseguição.

A partir dessas informações, a administração municipal fez um levantamento interno e constatou que não existe nenhum pedido da comunidade para a instalação de redutores de velocidade no local. Por conta disso, uma operação foi montada em parceria com o Grupo de Apoio Operacional da Polícia Militar (GAO), policiais da Delegacia de Crimes Contra a Vida e Guarda de Vila Velha para que a Secretaria de Obras da cidade pudesse remover essas lombadas.

Pontos moeda