Geral

Taxa de desemprego cai e produção industrial melhora em abril no Japão

Redação Folha Vitória

Tóquio - A taxa de desemprego no Japão caiu de 3,4% em março para 3,3% em abril, informou o governo do país. Analistas ouvidos pelo Wall Street Journal previam manutenção da taxa em 3,4%. Já os gastos dos consumidores recuaram inesperadamente em 1,3% em abril, na comparação com igual mês do ano passado, após ajustes para mudanças de preços. Havia a expectativa que o dado avançasse, diante do número comparativamente baixo de um ano atrás, quando consumidores apertaram seus cintos após uma alta no imposto sobre vendas.

A produção industrial japonesa, por sua vez, avançou em 1,0% em abril na comparação com o mês anterior, informou o governo. As empresas do país impulsionaram a produção, em resposta à demanda forte de mercados do exterior, como os Estados Unidos e a Europa.

O aumento na produção industrial é o primeiro em três meses. O resultado ficou levemente melhor que a alta de 0,8% esperada pelos economistas entrevistados pelo The Wall Street Journal e pelo Nikkei.

Pesquisas com as empresas elaboradas pelo governo mostraram que a produção deve avançar em 0,5% em maio, para então cair 0,5% em junho. De acordo com a avaliação do governo, a produção mantém uma tendência de recuperação gradual no país. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda