Geral

Unesp revoga expulsão de 17 alunos que invadiram prédio

Redação Folha Vitória

São Paulo - A Universidade Estadual Paulista (Unesp) decidiu revogar a expulsão de 17 alunos que invadiram a diretoria da Faculdade de Ciências e Letras do câmpus de Araraquara em maio de 2014. A decisão foi tomada pelo Conselho Universitário, órgão máximo da instituição, na manhã desta quinta-feira, 7.

A punição anterior será substituída por uma suspensão de 180 dias, a contar da data de publicação da medida no Diário Oficial do Estado. A decisão de desligar os 17 universitários foi anunciada em 2 de fevereiro, mas suspensa 11 dias depois para análise de recurso.

Na manhã desta quinta, um grupo de 100 estudantes fez um protesto contra a expulsão dos colegas. Eles se concentraram na porta da reitoria da Unesp, no centro da capital, onde o conselho se reunia.

Protesto

Em maio de 2014, os alunos ocuparam salas do prédio da diretoria com a reivindicação de melhorar o sistema de moradia estudantil da universidade. A Unesp chegou até a acionar a Justiça para retirar os manifestantes do local.

De acordo com a reitoria, a sindicância que apurou o episódio confirmou a "invasão e a ocupação das salas da diretoria, vice-diretoria, sala de reunião e copa do prédio". Disse também que o grupo violou normas previstas no estatuto da universidade e que, durante a investigação, "tiveram direito à ampla defesa e ao contraditório".

Pontos moeda