Geral

Unidades de saúde promovem ações de conscientização contra o fumo em Vitória

Serão destacadas ações em comemoração aos dias 29 e 31, instituídos como "Vitória sem Cigarro" e "Dia Mundial sem Tabaco", respectivamente

Ações de conscientização visam incentivar moradores a não fazer o uso do tabaco Foto: Divulgação/Prefeitura/ Samira Gasparini

Parar de fumar é uma medida muito importante para melhorar a qualidade de vida e evitar doenças. Mas é uma decisão pessoal e desafiadora. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) vai realizar várias atividades a partir desta segunda-feira (25), em Vitória, nos serviços de saúde da capital para incentivar moradores a não fazer o uso do tabaco.

Serão destacadas ações em comemoração aos dias 29 e 31, instituídos como "Vitória sem Cigarro" e "Dia Mundial sem Tabaco", respectivamente. As unidades de saúde de Santo Antônio e Santa Luíza farão exposições sobre o tema, demonstração da boneca Altina e exercícios de alongamento. Já o Consultório na Rua fará atendimento com distribuição de material informativo.

As unidades de Jardim Camburi e Maruípe farão medição de pressão e glicemia e utilização do monoxímetro para medir a quantidade de monóxido de carbono no pulmão. O objetivo é orientar e conscientizar os moradores sobre os malefícios do cigarro.

As unidades de Avelina/Santa Tereza promoverão palestras educativas para alunos do ensino médio contra o tabagismo e atividades lúdicas com a boneca Altina. Já a unidade de Jesus de Nazareth fará educação em saúde com o Grupo de Hiperdia.

A unidade de Santa Martha fará uma caminhada pelo bairro. Já a unidade de Jardim da Penha apresentará painel sobre o tema e o Pronto-Atendimento (PA) Praia do Suá conscientizará por meio de cartazes e atividades.

Grafite

Em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), acontecerá no muro do Clube de Regatas Álvares Cabral grafitagem sobre ambientes coletivos 100% livres de fumaça, nesta segunda (25).

Para os servidores das secretarias municipais de Educação (Seme) e Saúde (Semus), haverá um encontro com o tema "Prevenção do Tabagismo no Contexto Escolar: Compartilhando Experiências", que pretende fomentar ações de prevenção do tabagismo nas unidades de ensino.

O encontro acontecerá no dia 29, das 8 às 12 horas, na Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde (Etsus-Vitória), com 100 vagas, e terá exposição de filme, apresentação de conferência sobre a Integração do Programa Saúde do Escolar e Saber Saúde, relatos de experiência de municípios do Espírito Santo e apresentação de trabalhos dos integradores sociais que realizaram a capacitação do tabagismo em 2014.

Pontos moeda