Geral

Capixabas que planejaram viagem para os EUA podem ficar no prejuízo por causa de visto

O visto americano vale até por 10 anos. Para tirar o visto é preciso passar por uma entrevista na Embaixada Americana, e esperar cerca de sete dias para aprovação do documento

Visto americano está suspenso e não tem previsão para voltar Foto: Divulgação

O capixaba que planejou viagem para os Estados Unidos e deixou para tirar o visto de última hora pode se preparar para o prejuízo. A Embaixada Americana está tendo problemas para emitir a autorização há alguns dias, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Brasília.

De acordo com a presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem do Espírito Santo (ABAV-ES), Elvira Madalena Altoé, não há previsões para o sistema voltar a funcionar normalmente. 

“Não existe uma solução para contornar a situação. Para casos emergenciais como morte e doença o próprio consulado consegue solucionar, após avaliar a situação”, afirmou Elvira. 

Aqueles que têm entrevistas marcadas para os próximos dias terão que reagendar as datas segundo a Embaixada Americana. O reembolso de viagens já marcadas que não poderão ser feitas vai depender do tipo de seguro que o turista adquiriu. Os Estados Unidos não permitem a entrada de turistas sem passaporte com visto.

O visto americano vale ate por 10 anos. Para tirar o visto é preciso passar por uma entrevista na Embaixada Americana, e esperar cerca de sete dias para aprovação do documento. O preço do registro costuma variar com o preço do dólar, atualmente o gira em torno de R$ 500,00.

COMO TIRAR O VISTO AMERICANO

Passo 1:  Preencha o Formulário DS-160 online.  Selecione a cidade onde quer comparecer pessoalmente para a entrevista. Imprima a página de confirmação.

Passo 2:  Faça o seu agendamento. Normalmente os solicitantes devem fazer dois agendamentos: um no Centro de Atendimento ao Solicitante de Vistos (CASV) e outro no Consulado ou Embaixada
Acesse o site de agendamento: https://ais.usvisa-info.com/en-br/nivou ligue para o Call Center usando um dos números locais.
Crie uma conta usando o número da página de confirmação do seu DS-160.
Selecione o local onde deseja receber seu passaporte com o visto.
Pague a taxa do visto (MRV).  Ela pode ser paga com cartão de crédito através da internet ou por telefone. 
Agende seu comparecimento ao CASV e sua entrevista no Consulado.

Passo 3: Compareça no dia do seu agendamento ao CASV para tirar sua foto e ter suas digitais coletadas. Os solicitantes devem apresentar o passaporte atual válido, passaporte com o visto antigo (se houver), e página de confirmação do DS-160 juntamente com uma foto 5X5. A foto deve ser recente (com menos de 6 meses) e ter fundo branco. 

Passo 4: Compareça à entrevista na Embaixada ou Consulado, caso seja necessário. O solicitante deverá portar:
•    Passaporte válido;
•    Qualquer outro passaporte antigo com visto;
•    Qualquer documento que ache necessário para a sua entrevista (título de eleitor, CPF, identidade, contra-cheque, certidão de nascimento e casamento, comprovante de residência, carteira de trabalho, e comprovante de imposto de renda)

Pontos moeda