Geral

Chuva em Vitória supera acumulado esperado para todo o mês de junho

A chuva deve persistir durante os próximos dias por causa dos ventos de sudeste, que trazem muitas nuvens para o Estado até a próxima segunda-feira (29)

O vento acelerou no litoral e choveu 72,8 milímetros em Vitória Foto: Josué de Oliveira

A chegada de uma frente fria provocou mudanças no tempo em praticamente todo o Estado nesta última quarta-feira (24). O vento acelerou no litoral e choveu 72,8 milímetros em Vitória. Essa precipitação representa mais que o total esperado para junho. Para se ter uma ideia, o normal para a capital num mês de junho típico é um acumulado de 53,8 mm.

A chuva deve persistir durante os próximos dias por causa dos ventos de sudeste, que trazem muitas nuvens para o Estado até segunda-feira (29). No entanto, essa precipitação se concentra na faixa leste capixaba e ocorrem aberturas de sol, sendo que a chuva deve ser mais significativas durante as noites e madrugadas. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden).

Prontidão

As equipes da Prefeitura de Vitória estão de prontidão para evitar transtornos e minimizar os problemas causados pelas chuvas. A Defesa Civil Municipal continua monitorando as áreas de risco. Nesta quarta (24), não foram registradas ocorrências graves na capital.

"Diariamente, a Defesa Civil realiza um monitoramento nas áreas de risco da capital. Sendo constatado algum risco geológico ou estrutural, o munícipe deve entrar em contato imediatamente com a Defesa Civil para uma avaliação técnica do local", disse o coordenador da Defesa Civil, Jonathan Jantorno.

Em caso de situação de perigo iminente, os munícipes devem acionar o órgão através dos telefones (27) 3382-6168, 3382-6167 e 98818-4432.

Estações de bombeamento

As estações de bombeamento de Vitória retiraram das galerias durante as chuvas, em 90 minutos, 106 milhões de litros de água, o equivalente a 42 piscinas olímpicas ou 17.685 caminhões pipa.

Serviços

Os trabalhos de limpeza de bueiros e tapa-buracos também são feitos rotineiramente. A população pode ajudar a Prefeitura a localizar as ruas com necessidade de recuperação asfáltica pelo Fala Vitória 156.

Pontos moeda