Geral

Estudantes já podem solicitar matrícula para a Escola Viva

Somente os estudantes regularmente matriculados na rede pública estadual das escolas que ofertam o Ensino Médio poderão solicitar transferência de vaga

A distribuição das vagas segue os mesmos critérios já adotados pela rede estadual, Foto: Divulgação/Governo

Os estudantes do Ensino Médio da rede estadual que desejam ingressar no Programa Escola Viva devem ficar atentos aos prazos de matrícula, que começam nesta quinta-feira (18). Estão abertas 480 vagas para alunos que optarem pelo novo modelo de escola em turno único, sendo 160 vagas para o 1º ano, 160 vagas para o 2º ano e 160 vagas para o 3º ano. A primeira unidade será implantada na região da Grande São Pedro, em Vitória.

Somente os estudantes regularmente matriculados na rede pública estadual das escolas que ofertam o Ensino Médio poderão solicitar transferência de vaga para o Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral São Pedro.

A solicitação de transferência deverá ser realizada, de 18 de junho a 10 de julho, exclusivamente, pelo site da Sedu - www.sedu.es.gov.br. O aluno deve acessar o Sistema de Chamada Pública Escolar por meio de um formulário disponibilizado no banner Chamada Pública Escolar, no link Solicitação de transferência – Programa Escola Viva.

A distribuição das vagas segue os mesmos critérios já adotados pela rede estadual, em ordem de prioridade: aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação; aluno que reside próximo à escola pleiteada e aluno com menor idade.

A Portaria nº 062-R, que estabelece as normas de transferência e matrícula dos estudantes para o segundo semestre de 2015, no Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral São Pedro, foi publicada nesta quarta-feira (17) no Diário Oficial. 

O resultado da solicitação de transferência será divulgado no dia 13 de julho, no site da Sedu - www.sedu.es.gov.br. É importante ressaltar que todas as ações do processo de matrícula devem ser acompanhadas pelos pais/responsável ou pelo próprio aluno, se maior de idade.

Após a divulgação do resultado, o responsável ou o próprio estudante, quando maior de idade, deverá comparecer à secretaria escolar do Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral São Pedro, para a efetivação da matricula, entre os dias 14 e 21 de julho.

Para a etapa de efetivação da matrícula é necessário que o nome do estudante conste na relação publicada no site da Sedu, e sejam apresentados os documentos comprobatórios relacionados no edital. 

No momento da matrícula, o estudante ou o seu responsável assinará a solicitação de participação no Programa de Escolas Estaduais de Ensino Médio em Turno Único, denominado Programa Escola Viva.

A convocação dos suplentes para a efetivação das matrículas será realizada de 22 a 24 de julho.

Escola Viva

A primeira unidade de implantação do Programa Escola Viva será em um prédio alugado, na região de São Pedro, em Vitória, e as atividades terão início no dia 27 de julho.

Mais do que uma escola em tempo integral, a Escola Viva é um novo modelo de Ensino Médio em turno único, que traz inovações pedagógicas e de gestão, orientando o jovem a ser protagonista e a construir seu projeto de vida.

O programa Escola Viva terá um conjunto de inovações: acolhimento aos estudantes; acolhimento às equipes escolares e famílias; avaliação diagnóstica/nivelamento; disciplinas eletivas; salas temáticas; ênfase prática sem laboratórios; tecnologia de gestão educacional; tutoria; aulas de projeto de vida; aulas de práticas e vivências em protagonismo; aula de estudo orientado; aprofundamento de estudo (preparação acadêmica/mundo do trabalho).

Além da estrutura diferenciada e do currículo inovador, na Escola Viva os profissionais terão dedicação integral e o tempo que o aluno permanece na escola será de 9 horas e 30 minutos. A carga horária será das 7h30 às 17 horas, sendo 1h20 minutos para o almoço e dois intervalos de 20 minutos para o lanche, ofertados dentro da escola.

Veja as normas de transferência!

Pontos moeda