Geral

Infestação de escorpiões deixa creche sem aula em Cariacica

Os funcionários contaram que o problema ocorre há três anos. Uma moradora disse que perdeu as contas de quantos escorpiões encontrou dentro de casa

Um escorpião foi encontrado no banheiro feminino da escola Foto: TV Vitória

Uma creche ficou sem aula, na manhã desta quarta-feira (17), por causa de uma infestação de escorpiões, no bairro Santa Rosa, em Cariacica. A comunidade reclama e diz que enfrenta o problema há anos.

O portão ficou fechado. Não houve movimento de pais e crianças. Os alunos da creche municipal Ivan Roberto de Souza, em Santa Rosa, Cariacica, ficaram sem aula. Os pais não autorizaram os filhos a dividirem as salas com escorpiões. 

“É muito perigoso. As mulheres tentam tirar com pano molhado, mas eles acabam entrando dentro da bota delas. Se um bicho desse pegar uma criança é perigoso”, disse a dona de casa Jessi de Oliveira.

Os funcionários da creche não foram autorizados a gravar entrevista com a equipe de reportagem da TV Vitória/Record, mas contaram que o problema ocorre há três anos. Na manhã desta quarta-feira (17), um escorpião foi encontrado no banheiro feminino da escola.

São cerca de 240 crianças, de até cinco anos, que estudam na creche. O perigo não está somente no local de estudo, segundo moradores, mas também nas ruas do bairro. Uma moradora disse que perdeu as contas de quantos escorpiões encontrou dentro de casa.

“Já encontrei no banheiro, na parede, na sala, em todos os lugares. Eles estão aparecendo com frequência, principalmente na época de chuva”, contou a auxiliar de serviços gerais Kely Marcia Duarte.

De acordo com os moradores, o acúmulo de lixo em terrenos próximos é o que causa a proliferação do animal. “O pessoal joga sofá, cachorro morto, supermercados também jogam lixo aqui, galinha e até porco morto”, afirmou o presidente da comunidade, Edilson Apolinário da Silva.

A prefeitura informou que uma equipe realizou a limpeza do terreno próximo a escola. Disse ainda que equipes estiveram várias vezes na creche orientando a direção sobre procedimentos que deveriam ser adotados. A comunidade pode fazer contato com o centro de controle de zoonoses nos telefones 3346-6519, 6518 ou 6633.

Pontos moeda