Geral

Irã envia de última hora duas autoridades para encontro sobre acordo nuclear

Redação Folha Vitória

Viena - O Irã enviou duas autoridades do governo para a reunião sobre um acordo nuclear que ocorre amanhã em Viena, em uma decisão de última hora que visa impulsionar a diplomacia. Entretanto, o governo dos Estados Unidos acredita que mais um prazo final, neste dia 30, será perdido.

Uma porta-voz do Ministério do Interior do Irã e um oficial afirmaram na noite de segunda-feira que o irmão do presidente do Irã, Hossein Fereydoun, e o chefe da Agência de Energia Atômica, Ali Akbar Salehi, irão juntar-se com a delegação iraniana nesta terça-feira - um sinal de que, após mais de 18 meses de negociação, um acordo nuclear está entrando nos estágios finais.

De acordo com autoridades, ainda não é claro se o Irã e as seis lideranças mundiais serão capazes de passar por cima de suas diferenças e chegarem a um acordo compreensivo capaz de bloquear o caminho do Irã na construção de uma arma nuclear em troca do fim das sanções econômicas ao país.

Todos os envolvidos afirmaram nos dias anteriores ao prazo final, 30 de junho, que as conversas irão se estender para além do combinado.

Após dois dias de negociações com o Secretário de Estado norte-americano, John Kerry, o ministro de Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif, voltou para o país para reunir-se com a liderança do governo e discutir as questões ainda não resolvidas.

As autoridades do Irã não informaram o que discutiram em Teerã. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda