Geral

Mãe e bebê são internados em estado grave com suspeita de H1N1

Em 2013, sete casos de gripe H1N1 foram confirmados no Estado, segundo a Sesa. Dentre eles, um paciente morreu. É possível também a transmissão do vírus influenza através de aves e suínos

A vítima chegou a ser levada para o hospital Foto: TV Vitória

Uma mãe e um bebê recém-nascido estão internados em estado grave no Hospital Doutor Jayme Santos Neves, em Serra. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), mãe e filho foram diagnosticados com Síndrome Respiratória Aguda Grave. 

No entanto, segundo especialistas, a síndrome geralmente é a forma mais severa da gripe H1N1. De acordo com o Ministério da Saúde, a Influenza pode ser transmitida de forma direta por meio das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao espirrar, ao tossir ou ao falar.

A gripe pode ser transmitida também por meio indireto das mãos, que após contato com superfícies recentemente contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, podem carrear o vírus diretamente para a boca, nariz e olhos. É possível também a transmissão do vírus influenza através de aves e suínos.

Em 2013, Sete casos de gripe H1N1 foram confirmados no Espírito Santo, segundo a Sesa. Dentre eles, um paciente morreu. A primeira morte em decorrência da gripe aconteceu em maio de 2013, no município de Anchieta.

Pontos moeda