Geral

Rodoviários fazem manifestação e interditam parte do trânsito em Vitória

Por volta das 15h30, os manifestantes saíram da Avenida Vitória, nas proximidades da Praça de Jucutuquara, e interditaram uma faixa, complicando o trânsito

Um grupo de cerca de 40 pessoas realizou uma passeata em protesto contra a diretoria do Sindicato dos Rodoviários do Espírito Santo (Sindirodoviários-ES) e deixou o trânsito de Vitória complicado na tarde desta terça-feira (30). O grupo é contra a diretoria do sindicato e reivindica transparência na divulgação do que é arrecadado.

Veja como está o trânsito em tempo real!

Por volta das 15h30, com faixas e carro de som, os manifestantes saíram da Avenida Vitória, nas proximidades da Praça de Jucutuquara, ocupando a faixa da direita da avenida. Eles seguiram em direção ao Centro de Vitória.

De acordo com a Central de Videomonitoramento da Guarda de Vitória, os manifestantes seguiram até a Delegacia Regional do Trabalho, na Avenida General Osório, no Centro. O grupo seguiu a pé na faixa da direita e, logo atrás, havia uma longa fila de ônibus. Agentes da Guarda de Trânsito e policiais militares acompanharam a movimentação.

Ainda segundo a Central de Videomonitoramento, por volta das 17 horas os manifestantes liberaram totalmente o trânsito na Avenida Jerônimo Monteiro. Os ônibus que seguiam logo atrás do grupo seguiram seu trajeto normal. Já os manifestantes se concentraram em frente à Delegacia do Trabalho, porém sem atrapalhar o trânsito.

Reivindicações

Os manifestantes reclamam das condições de trabalho e reivindicam mais transparência por parte do sindicato. "A categoria pede melhoria nas condições de trabalho e aumento do auxílio alimentação do trabalhador. Pedimos, também, transparência do sindicato na divulgação dos gastos do que é arrecadado. Os filiados não têm acesso a esse tipo de dado", diz o advogado do grupo que é contrário ao Sindirodoviários-ES, Rafael Burini.

O sindicato contesta a versão dos manifestantes e diz que o protesto não passa de uma briga política. "Toda a prestação de contas é feita assim que termina o mandato do presidente, em convenção coletiva, conforme previsto em estatuto. Eles não aceitam que perderam a eleição para presidente. Há uma ação no Ministério Público justamente sobre isso. O sindicato presta contas com os seus filiados", conta o tesoureiro do Sindirodoviários-ES, Paulo Sérgio Palaoro.

Operação segue normal

De acordo com a diretora de operações da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), Rosane Giuberti, as linhas de ônibus operaram normalmente nesta terça-feira. Ela esclarece que a fila que se formou atrás dos manifestantes era de ônibus que estavam em circulação, mas que, por conta do protesto, ficaram retidos no trânsito.

"Como os manifestantes ocuparam a faixa da direita, que é a faixa em que os ônibus circulam, para que possam embarcar e desembarcar passageiros nos pontos, os veículos formaram uma fila, já que o trânsito estava retido. Mas quando os manifestantes desocuparam a Avenida Jerônimo Monteiro, os ônibus seguiram normalmente os seus trajetos", explicou Giuberti.

O diretor do Sindirodoviários, Silvio Carlos, também descartou qualquer possibilidade de paralisação dos motoristas e cobradores. "Essa manifestação foi feita por uma meia dúzia de pessoas que não têm nada a ver com o sindicato. Portanto, os rodoviários vão continuar trabalhando normalmente", ressaltou.

Pontos moeda