Geral

Manifestações na Grécia e em Londres pedem que não saia acordo com credores

Redação Folha Vitória

Atenas - Com bandeiras da Grécia e cantando dizeres como "pegue esse pacote [de ajuda financeira] e fora!", milhares de manifestantes favoráveis ao governo do primeiro-ministro Alexis Tsipras se manifestavam na noite desta segunda-feira nas proximidades do Parlamento grego. Os manifestantes apoiavam o pedido do governo para que o país se oponha a um acordo com os credores, em um plebiscito neste domingo.

A polícia informou que 13 mil pessoas participaram da manifestação na principal praça ateniense, a Syntagma. A manifestação é a maior até agora envolvendo o plebiscito e contou com a presença de ministros. "Eu não sei mais o que precisamos fazer", disse a pensionista Satroula Noutsou. "O governo tentou muito chegar a um acordo. Mas os credores seguem pedindo mais."

No Reino Unido, centenas de pessoas se manifestaram em Londres, mostrando solidariedade à Grécia e argumentando que a dívida com o país deve ser perdoada. Nesse caso, o protesto na Trafalgar Square incluía alguns parlamentares de esquerda, ativistas e sindicalistas, além de gregos preocupados com a crise em seu país.

A legisladora Caroline Lucas, do Partido Verde, pediu o fim das medidas de austeridade e disse que a crise grega era um desastre "deliberadamente elaborado a portas fechadas em Bruxelas". Fonte: Associated Press.

Pontos moeda