Geral

Moscovici/UE: negociações com Grécia estão progredindo

Redação Folha Vitória

Paris - As negociações entre a Grécia e os credores internacionais estão progredindo, mas ainda é necessário um maior esforço de ambas as partes para se chegar a um acordo, disse hoje o comissário de economia da União Europeia, Pierre Moscovici.

Em entrevista a uma rádio francesa, Moscovici disse que as conversas começam a render frutos. "Há fundamentos sólidos para mais progressos, mas ainda não chegamos lá", disse.

Na noite de ontem, credores da Grécia preparavam a versão final do acordo de resgate a ser apresentado ao governo de Atenas, detalhando as medidas econômicas que o país deve implementar para receber os recursos.

A Grécia precisa pagar uma parcela de 300 milhões de euros para o Fundo Monetário Internacional (FMI) na próxima sexta-feira, mas existe o temor de que o governo grego não realize o pagamento sem receber mais ajuda por parte dos credores.

Moscovici minimizou as preocupações sobre o pagamento de sexta-feira, dizendo que o país sempre honrou seus compromissos com o FMI. Acredita-se que Atenas tenha dinheiro para pagar esta parcela, mas não teria o suficiente para regularizar também o pagamento seguinte, que acontece no meio de junho.

"É verdade que o nosso tempo é curto. Nas poucas semanas que temos, precisamos encontrar uma solução", disse. "Ainda há esforços dos dois lados que precisam ser feitos." Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda