Geral

Professores de Serra anunciam atos durante greve parcial e não descartam paralisação total

De acordo com a diretora do Sindicato na Serra, Jossandra Rupf, ficou definido que, ao longo da semana, os professores realizarão manifestações na Câmara de Vereadores do município

Greve começa na próxima terça-feira Foto: Divulgação

Professores da rede municipal de ensino da Serra definiram, em assembleia realizada na manhã desta segunda-feira (15), a agenda da semana de greve parcial. Os trabalhadores iniciam nesta terça-feira (16), o sistema de paralisação conhecido como “Operação Tartaruga”.

De acordo com o Sindicato dos trabalhadores em Educação Pública (Sindiupes) da Serra, os alunos do turno matutino terão aula das 9h às 11h30, já os estudantes do turno vespertino entrarão às 15h e sairão às 17h30.

No entanto, os profissionais não descartam a suspensão total das atividades. De acordo com a diretora do Sindicato na Serra, Jossandra Rupf, ficou definido que, ao longo da semana, os professores realizarão manifestações na Câmara de Vereadores do município, além de panfletagens pelos bairros e um seminário.

“Decidimos agir logo. Hoje, por volta das 18 horas, vamos até a Câmara. Amanhã faremos panfletagens pelos bairros de Serra. Na quarta, vamos novamente à Câmara e, na sexta, vamos realizar um seminário sobre planejamento”, contou. 

De acordo com Jossandra, três pautas fazem parte das reivindicações da categoria. “Queremos o cumprimento da lei do piso, o cumprimento do parecer 18/2012, que comprova que trabalhamos mais e recebemos pouco, e queremos também o pagamento da progressão judicial”, explicou. 

O reajuste salarial é um dos principais entraves entre o município e a categoria. Desde o começo do mês, a Câmara adia a votação que garante o reajuste. No dia 08, o projeto não foi votado e os servidores realizaram um ato. 

De acordo com a presidente da Câmara, Neidia Pimentel, a demora da votação tem relação com o Executivo municipal. “A Comissão de Finanças já enviou o pedido necessitando uma resposta sobre o impacto financeiro do reajuste. No entanto, a prefeitura ainda não respondeu”, explicou. 

A prefeitura propõe reajuste de 9% a ser pago em três parcelas: 2% em junho, 3% em outubro e 4% em abril de 2016. De acordo com assessoria da prefeitura, a antecipação do reajuste de 9% para os servidores pode acontecer caso ocorra aumento de receita que assegure o limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Pontos moeda