Geral

Professores do município de Serra prometem greve para a próxima terça-feira

De acordo com o Sindicato dos trabalhadores em Educação Pública (Sindiupes) da Serra, os alunos do turno matutino terão aula das 9h às 11h30, já os da tarde entrarão às 15h e sairão às 17h30

Professores farão manifestação nesta quarta-feira Foto: Divulgação

Professores da rede municipal de ensino da Serra informaram que entrarão em greve parcial na próxima terça-feira (16). Com a greve parcial, os alunos entrarão mais tarde na escola. 

De acordo com o Sindicato dos trabalhadores em Educação Pública (Sindiupes) da Serra, os alunos do turno matutino terão aula das 9h às 11h30, já os da turno vespertino entrarão às 15h e sairão às 17h30.

Por volta das 18h00 desta quarta-feira (19), os docentes prometem ocupar a Câmara de Vereadores do município contra a votação do projeto de lei enviado pelo prefeito Audifax Barcelos ( PSB) que garante reajuste de 9% aos servidores. 

De acordo com a diretora do Sindicato na Serra, Jossandra Rupf, uma das principais reivindicações dos professores é pelo reajuste salarial. “Não podemos aceitar o parcelamento. O prefeito propôs manter os 9% parcelados. Terminaríamos de receber esse valor apenas em abril. Queremos pelo menos o aumento da Lei Orçamentária”, afirma. 

Desde o começo do mês, a Câmara adia a votação que garante o reajuste. Na última segunda-feira (8), o projeto não foi votado e os servidores realizaram um ato. De acordo com a presidente da Câmara, Neidia Pimentel, a demora da votação tem relação com o Executivo municipal. “A Comissão de Finanças já enviou o pedido necessitando uma resposta sobre o impacto financeiro do reajuste. No entanto, a prefeitura ainda não respondeu”, explicou. 

A prefeitura propõe reajuste de 9% a ser pago em três parcelas: 2% em junho, 3% em outubro e 4% em abril de 2016. De acordo com assessoria da prefeitura, a antecipação do reajuste de 9% para os servidores pode acontecer caso ocorra aumento de receita que assegure o limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Pontos moeda