Geral

Sérvia acusa Hungria de criar "novo Muro de Berlim"

Redação Folha Vitória

Belgrado - O governo da Sérvia acusa a Hungria de querer criar um "novo Muro de Berlim" para impedir o fluxo de imigrantes ilegais através de seu país, e pediu para que a União Europeia diga se tolera uma nova divisão do tipo em seu território.

"A Europa precisa decidir se o tempo de construção de muralhas é parte do passado ou do futuro", disse o ministro de Relações Exteriores, Ivica Dacic, nesta quinta-feira. "Eu acreditava que o Muro de Berlim havia caído, mas agora novos muros estão sendo construídos", disse.

Apesar da pressão internacional, o partido de centro-direita que governa a Hungria disse que irá seguir com seu plano de construir, o quanto antes, um muro temporário na sua fronteira sul com a Sérvia. O projeto é particularmente criticado pelo governo sérvio, que deseja fazer parte da União Europeia ao invés ficar ainda mais isolado dela.

Dacic concedeu uma coletiva juntamente com o ministro de Relações Exteriores da Grécia, Nikos Kotzias. Apesar de seu país ser um dos mais utilizados por imigrantes que tentam chegar à Europa Ocidental, o grego também se posicionou contra o muro.

"Este não é mais um assunto apenas para a Sérvia ou a Hungria. É um tema que toda a Europa precisa resolver."

Mais de 60 mil imigrantes entraram pela Hungria este ano, atravessando os Bálcãs. A maioria deles chegou pela Sérvia. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda