Geral

Servidores do Judiciário Federal em greve fazem nova manifestação em Vitória

A greve vale para todo o Estado e afeta desde a realização de audiências a atendimento ao público, setores de protocolo e cartórios eleitorais

Servidores estão em greve desde o dia 18 Foto: Divulgação

Servidores do Judiciário Federal no Espírito Santo, em greve desde o dia 19 deste mês, fizeram uma nova manifestação nesta terça-feira (30) , em frente ao Tribunal Regional Eleitoral, na Praça do Suá, em Vitória. O ato reuniu mais de 100 pessoas. Além dos participantes, carros de som e telão para eles acompanharem a sessão que acontecia no Senado em Brasília, para definir o projeto de lei que prevê plano de carreira e reajuste salarial para a categoria (PLC 28/2015). 

Na última semana, o Governo propôs à categoria um reajuste de 21,3%, mas, de acordo com dados do Supremo Tribunal Federal, as perdas salariais dos servidores já somam 49,62%, pois eles estão sem reajuste desde 2006.

O PLC 28/2015, que a categoria quer ver aprovado, prevê reajustes escalonados em torno de 54%, pagos semestralmente ao longo dos próximos três anos. 

A greve vale para todo o Espírito Santo, incluindo as repartições do Judiciário Federal na Grande Vitória e no interior, e afeta desde a realização de audiências a atendimento ao público, setores de protocolo e cartórios eleitorais, entre outros. Foram mantidos apenas serviços prioritários, definidos em negociações com as administrações dos tribunais, obedecendo à cota de 30% exigida por lei. Servidores do Judiciário Federal em todo o Brasil estão em greve.

Pontos moeda