Geral

Servidores do Judiciário Federal entram em greve no Espírito Santo

Ainda de acordo com Marques, 30% dos trabalhadores de cada categoria continuarão trabalhando. No Tribunal Regional do Trabalho (TRT), apenas audiências agendadas serão atendidas

Servidores entrarão em greve na próxima sexta-feira Foto: Divulgação/Sinpojufes

Servidores da Justiça Eleitoral, Federal e do Trabalho no Espírito Santo deflagrarão greve por tempo indeterminado a partir da próxima sexta-feira (19). O grupo quer a aprovação do PLC 28/2015, que recompõe as perdas salariais de nove anos da categoria.

De acordo com Denismar de Oliveira Marques, diretor jurídico do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no Estado no Espírito Santo, Sinpojufes, eles reivindicam atualização do plano de cargos e salários. 

“A última alteração foi feita em 2006. A Câmara dos Deputados aprovou o projeto que garante o reajuste. O senado já fez o requerimento de regime de urgência, mas o governo tenta impedir esse reajuste”, afirmou. 

O projeto, já aprovado pela Câmara dos Deputados iria ser votado no dia 10 deste mês, mas foi retirado da pauta do plenário. A apreciação da proposta foi adiada para o próximo dia 30.

O projeto prevê aumento médio no salário de 59,49% aos servidores que seriam pagos em seis parcelas entre julho de 2015 e dezembro de 2017. De acordo com a proposta esse aumento varia de 53% a 78,56%.

Ainda de acordo com Marques, 30% dos trabalhadores de cada categoria continuarão trabalhando. No Tribunal Regional do Trabalho (TRT), apenas audiências agendadas serão atendidas. 

As paralisações começaram de maneira esparsa por todo o Brasil no dia 25 de maio, data em que foi iniciada a greve dos servidores da Justiça Federal do Paraná.

A greve afeta os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pará, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Tocantins, Ceará, Alagoas, Bahia, Amazonas, Roraima e o Distrito Federal.

Pontos moeda