Geral

Venda Nova do Imigrante resgata receitas à base de café

A participação do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) na 17ª Festa do Café da Comunidade de São Roque, em Venda Nova, já virou tradição.

Venda Nova do Imigrante resgata receitas à base de café Foto: Divulgação

Mais do que bebida, o café é um ingrediente que pode ser utilizado no preparo de diversas receitas. E a participação do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) na 17ª Festa do Café da Comunidade de São Roque, em Venda Nova do Imigrante, já virou tradição. 

O curso de culinária do Café, com receitas elaboradas pela economista doméstica do Incaper Rita Zanúncio, faz sucesso no evento. Zanúncio utiliza o café produzido pelas famílias da comunidade na elaboração das mais variadas sobremesas, como bombom de café, brigadeiro de café no copinho (veja a receita ao final deste texto), torta de chocolate com café, bolo de café, mousse de café com doce de tangerina ponkan, pavê de café, pudim de café e pudim de café com chocolate. 

Neste ano o foco principal do trabalho foi a apresentação dos produtos e o resgate de receitas. O objetivo foi melhorar a apresentação dos produtos acondicionando-os em embalagens adequadas a fim de garantir maior praticidade, conforto e rapidez para quem fosse servir, além de beneficiar os consumidores com maior higiene com o acondicionamento em potes tampados prontos para o transporte. Temas como a formação de preços e a elaboração da listagem de receitas também foram discutidos. 

“Conversando com a Associação de Mulheres de São Roque tivemos o belo prazer de relembrar o trabalho de produção dos doces para as festas, que chegou a ser realizado na Fazenda Experimental do Incaper em Venda Nova. Depois, houve a adequação de área na própria comunidade, por meio de um projeto do Pronaf Infraestrutura, com doação de equipamentos e utensílios. Toda a produção era transportada para a comunidade de São Roque em carros da antiga Emcaper, hoje Incaper, e em caminhonetes dos familiares”, lembra Zanúncio. 

BRIGADEIRO DE CAFÉ 

Ingredientes

01 lata de leite condensado
01 colher (sopa) de chocolate em pó ou 02 colheres (sopa) de achocolatado
½ xícara de café forte
01 colher (chá) de café solúvel
01 colher (sopa) de manteiga ou margarina
Chocolate granulado
Grãos de café torrado para enfeitar 

Preparo

Misture todos os ingredientes, menos o chocolate granulado e os grãos de café, numa panela pequena. Mexa sobre fogo médio até que engrosse. Despeje em copinhos e salpique chocolate granulado e decore com grãos de café torrado.

Pontos moeda