Geral

Vídeo que resgata memória da colonização europeia no ES é lançado neste domingo

O vídeo se desenvolve ao longo das rotas da imigração e mostra paisagens, sítios rurais, comunidades históricas e o patrimônio arquitetônico remanescente da colonização europeia

Características da colonização europeia são retratadas no documentário Foto: Divulgação/Prefeitura

Resgatar a história e os traços étnicos, culturais e arquitetônicos da colonização europeia no Espírito Santo através da hidrovia do rio Santa Maria da Vitória. Essa é a proposta do documentário "Porto do Cachoeiro", que estreia neste domingo (14), às 16 horas, no Centro Cultural Sesc Glória, em Vitória, dentro da programação da X Mostra Produção Independente – O Lugar da Memória.

O vídeo se desenvolve ao longo das rotas da imigração e mostra paisagens, sítios rurais, comunidades históricas e o patrimônio arquitetônico remanescente da colonização europeia nos municípios de Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa.

"O que mais me despertou foi a fascinante história da colonização dessa região, que começa a partir do planejamento de Dom Pedro II, viabilizado através da congregação de esforços entre os canoeiros do Santa Maria (ex-escravos) e imigrantes de nove diferentes etnias europeias", explicou o diretor do vídeo, Fernando Pratti.

Documentário x série

O material captado para o projeto vai ser apresentado em vários formatos. No lançamento, o público vai conferir a versão integral da primeira parte do projeto, com 60 minutos. Esse mesmo conteúdo será dividido em três episódios de 20 minutos em um programa para a TV.

"A série completa deverá contar com nove capítulos de 20 minutos e estamos trabalhando para obter apoio cultural para os próximos episódios, quando deveremos concluir Santa Leopoldina e avançar para os municípios de Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa".

Colonização

De acordo com Pratti, a colonização europeia tem forte influência na formação da identidade cultural de nossa população. "Sabemos que a importância dos atributos culturais é exaltada a partir de seu reconhecimento, dessa forma esperamos que o material audiovisual que apresentaremos possa contribuir para a valorização do nosso patrimônio cultural", explica o diretor, que destaca também a influência dos povos africanos, também retratada no vídeo.

"Queremos mostrar a importância dos patrimônios cultural e arquitetônico também como potencialidade turística, como alternativa de desenvolvimento sustentável no meio rural. Dessa forma, o vídeo poderá ser utilizado para divulgação de potencialidades e também como roteiro de viagem".

Lei Rubem Braga

O filme "Porto do Cachoeiro" conta com o patrocínio da Lei Rubem Braga, instrumento de política cultural criado pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc) com o objetivo de incentivar a produção cultural em Vitória.

Fernando Pratti destacou a importância da Lei Rubem Braga para a realização do projeto. "Nosso trabalho foi viabilizado pelo apoio fundamental da Lei Rubem Braga. Considero de crucial importância para a produção cultural capixaba, especialmente pelo seu foco dedicado ao artista", afirmou.

Serviço

X Mostra Produção Independente - Lançamento do vídeo “Porto do Cachoeiro”
Quando: domingo (14), às 16 horas
Onde: Centro Cultural Sesc Glória - avenida Jerônimo Monteiro, 428 – Centro

Pontos moeda