Geral

Alunos participam de acolhida para o primeiro dia de aula na Escola Viva em Vitória

Durante o acolhimento, os estudantes têm a oportunidade de conhecer como a escola vai funcionar e traçar seu projeto de vida. Escola vai funcionar em horário integral

Projeto Escola Viva funciona integralmente e atende alunos do Ensino Médio  Foto: Divulgação/Governo

Depois de toda a polêmica que envolveu diversas manifestações de alunos e professores, tiveram início nesta segunda-feira (27) as aulas do Projeto Escola Viva, no Centro Estadual de Ensino Médio Integral São Pedro, em Vitória. O primeiro dia foi de acolhida, troca de experiências e debates sobre as disciplinas eletivas.

Muitas pessoas vieram do interior do Estado para estudar na unidade, como é o caso de Otávio Emirick, de 15 anos, que sonha em se tornar engenheiro naval. “Vim do município de Irupi, na região do Caparaó, na expectativa que a Escola Viva me ajude a realizar o sonho de ser Engenheiro Naval. Gostei muito desse primeiro momento. É bom conhecer pessoas novas e já combinamos até de criar um grupo no WhatsApp para falarmos sobre o clube juvenil que iremos formar. A partir de agora, é estudar muito”, disse.

Nesta segunda-feira (27), pela manhã o acolhimento foi com a equipe de professores, na parte da tarde somente com os estudantes da 1ª série do Ensino Médio e a noite com os pais e/ou responsáveis.

Na terça-feira (28), o acolhimento continua com estudantes da 1ª série do Ensino Médio. Na quarta-feira (29) e na quinta-feira (30), pela manhã, é a vez dos estudantes da 2ª série. E na quinta-feira (30), na parte da tarde, e sexta-feira (31), o acolhimento é com os alunos da 3ª série.

Durante o acolhimento, os estudantes têm a oportunidade de conhecer como a escola vai funcionar e traçar seu projeto de vida. Um grupo de alunos de Pernambuco, que estudaram em escolas que utilizam a mesma metodologia da Escola Viva, participa dos trabalhos. Eles vão contar as experiências vividas e o que mudou a partir da escolha de estudar nesse novo modelo de Ensino Médio.

Lilian Manuela Maciel é advogada, mas de 2005 a 2007 ela foi aluna da Escola Escolha em Pernambuco, projeto semelhante ao que é a Escola Viva aqui no Estado. Ela participou do acolhimento com os estudantes e contou um pouco desse momento. “No início eles estavam um pouco envergonhados. Foi então que contei a minha história de vida para eles e passaram a me ver como um exemplo. Os alunos se soltaram, começaram a planejar o seu projeto de vida e viram que tudo é possível na busca da realização de seus sonhos e objetivos. As turmas são ótimas e estão interagindo muito bem”, destacou.

A professora de História Juliana Borém que tem 22 anos de sala de aula pretende expandir toda sua experiência para o programa. “A perspectiva é muito boa. O grupo de professores já está em plena harmonia e vamos acolher esses novos alunos com muita empolgação. Vai ser importantíssimo estar mais presente na vida deles. Sou otimista e gosto do que faço. Trabalhei tanto na rede pública como na rede privada e posso afirmar que a Escola Viva será boa demais”, concluiu.

As aulas convencionais terão início na próxima segunda-feira (03). Um conjunto de inovações será proposto para os estudantes: avaliação diagnóstica/nivelamento; disciplinas eletivas; salas temáticas; ênfase práticas em laboratórios; tecnologia de gestão educacional; tutoria; aulas de projeto de vida; aulas de práticas e vivências em protagonismo; aula de estudo orientado; aprofundamento de estudo (preparação acadêmica/mundo do trabalho).

Pontos moeda