Geral

Operação fiscaliza qualidade das baterias de veículos no Espírito Santo

No Estado já foram encontradas produto certificado, mas com massa menor. O gerente explicou que o produto com menos chumbo fica mais leve, e tem menos tempo de vida útil

Baterias para carro estão sendo fiscalizadas nos pontos de venda pelo Ipem Foto: Divulgação

Uma operação está sendo realizada para fiscalizar a qualidade das baterias de carro comercializadas no Espírito Santo. A ação é realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado (Ipem), seguindo o calendário da “Operação Especial Carro Andando”, do Inmetro, que iniciou a fiscalização em todo o país, na segunda-feira (27). A fiscalização acontece na Grande Vitória e em alguns municípios do interior do Estado.

Os agentes de fiscalização percorrem pontos de venda que comercializam baterias de chumbo-ácido novas, remanufaturadas, reformadas e recicladas, para checar se os produtos possuem o Selo de Avaliação da Conformidade e as informações obrigatórias exigidas no regulamento. Também serão examinados o peso da bateria, para comparar se é o mesmo declarado no memorial descritivo e o apresentado no rótulo do produto.

Segundo o gerente de qualidade de produtos do Ipem do Estado, Fabrício Pereira Borges até sexta-feira (31), cerca de 40 pontos de comércio varejista e distribuidores serão fiscalizados. E aqueles que descumprem as normas podem pagar multas que variam entre R$ 100 até R$1,5 milhão. "Operação fiscaliza qualidade das baterias de veículos no Espírito Santo."

No Estado já foram encontradas produtos certificados, mas com massa menor. O gerente explicou que a bateria com menos chumbo fica mais leve, e tem menos tempo de vida útil.  "Por exemplo, uma bateria que duraria 4 anos, pode durar somente 3, gerando uma desvantagem econômica para o consumidor, além de respostas elétricas abaixo das desejáveis."

Pontos moeda