Geral

DNIT-ES descarta rachadura na Segunda Ponte e diz que estrutura não apresenta riscos

A “rachadura” tem uma razão de engenharia. Na época em que a foto foi tirada, a então concessionária CCR Ponte, afirmou, em nota, que a abertura é necessária

Foto foi tirada por uma pessoa que estava em um barco e passou por baixo da ponte Rio-Niterói Foto: Reprodução/Facebook​ 

Uma foto divulgada nas redes sociais em 2014 voltou a ganhar repercussão nas redes sociais e em aplicativos de mensagens multimídia, nesta quinta-feira (2).

Muitos capixabas afirmaram que a foto seria da Segunda Ponte, que liga Vitória a Vila Velha. Fato que foi desmentido.

Na verdade, a foto foi tirada na ponte que liga o Rio de Janeiro a Niterói. De acordo com a assessoria de imprensa da concessionária que administra a ponte Rio-Niterói, a Eco Ponte, a foto foi tirada por uma pessoa que estava em um barco e passou por baixo da ponte. A imagem já havia sido divulgada nas redes sociais e repercutiu no Rio

Quanto às condições da Segunda Ponte, o Departamento Nacional de Trânsito e Infraestrutura no Espírito Santo (DNIT-ES), informou que o empreendimento foi vistoriado recentemente e não apresenta nenhum dano estrutural.

Mas a “rachadura” na foto em questão tem uma razão de engenharia. Na época em que a foto foi tirada, a então concessionária CCR Ponte, afirmou, em nota, que a abertura é necessária e consiste em uma separação física entre as duas partes de uma estrutura, para que estas possam se movimentar sem transmitir esforços entre si.

A nota diz, ainda, que toda ponte de grandes dimensões precisa deste tipo de abertura para acomodar a movimentação da estrutura em função das variações térmicas, evitando tensões indesejáveis, o que poderia ocasionar fissuras nas lajes e vigas.

Assim como a ponte Rio-Niterói, a Segunda Ponte também possui juntas de dilatação. O DNIT-ES informou que as juntas são essenciais para prevenção de trincas e imperfeições provenientes da dilatação natural da estrutura.

O DNIT-ES concluiu que para 2015 não está prevista nenhuma intervenção pesada na estrutura da ponte. Contudo a ponte recebe, dentro do cronograma estabelecido, serviços de manutenção e limpeza. Além disso, o órgão disse, ainda, que desenvolve um projeto para restauração da Segunda Ponte.

Pontos moeda