Geral

Trabalhadores morrem durante manutenção no Terminal Aquaviário de Barra do Riacho

Vítimas realizavam a montagem de um andaime que caiu no mar. Os dois estavam presos à estrutura pelo cinto de segurança e não conseguiram se soltar

Acidente aconteceu no Terminal Aquaviário de Barra do Riacho, em Aracruz, no início da tarde desta terça-feira Foto: Divulgação/Petrobras

Dois trabalhadores, que faziam manutenção do Terminal Aquaviário de Barra do Riacho (TABR), em Aracruz, no norte do Estado, morreram em um acidente, na tarde desta terça-feira (07).

De acordo com o Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo (Sindipetro-ES), os profissionais trabalhavam para a empresa Espiral, que presta serviços à Petrobras, e realizavam a montagem de um andaime na ponta leste do píer, sobre o mar, para fazer a manutenção na instalação oceanográfica do terminal da Transpetro.

Ainda segundo o sindicato, o concreto cedeu e o andaime, que não estaria ancorado, caiu no mar, levando os trabalhadores. Os dois estavam presos à estrutura pelo cinto de segurança e não conseguiram se soltar. Eles teriam sido resgatados já sem vida por colegas de trabalho.

"A informação que chegou foi que o andaime que eles estavam montando se desprendeu da estrutura e veio a cair no mar. E esses trabalhadores que estavam amarrados pelo cinto vieram a cair junto com o andaime. A gente vai ter que fazer uma investigação para ver se as normas foram cumpridas, o que de fato aconteceu, se tinha ambulância no local ou um resgatista para resgatar as vítimas de imediato e se a ancoragem do andaime foi feita", destacou o diretor do Sindipetro, Alberto Moraes Rodrigues.

De acordo com informações da Polícia Militar, o acidente aconteceu por volta das 12h40. As vítimas foram identificadas como Alex Vieira Ribeiro, 38 anos, e Oseias Damasceno Soares, 27 anos.

Por meio de nota, a Transpetro lamentou a morte dos trabalhadores e informou que uma comissão interna foi instaurada e está investigando as causas do acidente. A empresa diz ainda que está prestando toda a assistência necessária à empresa terceirizada.

A empresa Espiral foi procurada pelo Folha Vitória, mas ainda não se posicionou sobre o assunto.

Tragédia no mar

Em fevereiro deste ano, uma explosão em uma plataforma, também no município de Aracruz, deixou nove mortos. A plataforma era um navio alugado da BW Offshore pela Petrobras.

Pontos moeda