Geral

Em Israel, Netanyahu e Hammond discordam publicamente sobre acordo nuclear

Redação Folha Vitória

Jerusalém - O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu e o Secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, Philip Hammond, em visita ao país, discordaram publicamente sobre o acordo nuclear iraniano, deixando de lado comentários prontos durante uma coletiva de imprensa, nesta quinta-feira.

Netanyahu e Hammond inicialmente liam suas declarações oficiais, mas logo começaram a trocar comentários que tornaram-se um debate público.

A disputa demonstrou como Israel, que sempre fez pressão contra o acordo nuclear, está em desacordo com as potências mundiais sobre as negociações, especialmente porque o acordo não exigiu do Irã que cesse as hostilidades contra Israel ou o fim do apoio do país a grupos militantes como o Hezbollah.

"Nós gostaríamos de ter visto um acordo que dissesse o seguinte: Irã, você vai obter um abrandamento das restrições contra o seu programa nuclear e você obterá o fim das sanções se você mudar seu comportamento primeiro", disse Netanyahu, afirmando que é "perplexo" que no acordo não consta nada sobre as ameaças do Irã de aniquilar Israel.

Hammond disse que entende as preocupações, mas acrescentou: "Nós sempre fomos claros de que esse acordo era sobre a questão nuclear".

O secretário britânico afirmou que a "conduta regional" do Irã "terá de ser discutida nos próximos meses e anos", e garantiu à Netanyahu que "não somos ingênuos quanto a isso".

Ficando com a última palavra, Netanyahu declarou ser contra o fim gradual das sanções contra o Irã, o que disse a Hammond que fomentará "mais terrorismo, mais agressão" no Oriente Médio e no mundo.

Hammond visitou Israel um dia após dizer ao Parlamento britânico que o país quer um "embate permanente" com o Irã e sugeriu que Israel não aceitaria qualquer tipo de acordo nuclear com o país. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda