Geral

Explosões matam 29 pessoas na Nigéria e presidente critica EUA

Redação Folha Vitória

Lagos - Duas explosões em duas estações de ônibus deixaram 29 mortos e 105 feridos em Gombe, no norte da Nigéria, logo após o presidente do país, Muhammadu Buhari, ter alertado que a recusa dos Estados Unidos de vender suas armas estratégicas está "ajudando e encorajando" o grupo extremista Boko Haram.

Os ataques, que ocorreram na quarta-feira de noite, são os últimos de uma série lançados pelo Boko Haram, que já atingiu inclusive o país vizinho, Camarões. Na quarta-feira, dois homens-bomba mataram pelo menos 18 pessoas em um mercado perto da fronteira entre os países, informaram oficiais.

Buhari voltou para a Nigéria nesta quinta-feira, após quatro dias de visita aos Estados Unidos, aonde foi recebido calorosamente pelo presidente Barack Obama. Entretanto, não conseguiu obter todos os acordos que queria.

No jornal nigeriano, The News", a manchete era: "Buhari retorna ao país sem compra de armas dos EUA".

O presidente nigeriano disse aos diplomatas no Instituto para a Paz dos EUA, na quarta-feira, que as forças armadas da Nigéria são "largamente impotentes", pois o país não possui as armas apropriadas para lutar contra o Boko Haram. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda