Geral

Exposição desvenda os mistérios do corpo humano nesta quarta em Vitória

Com um patrimônio cultural e científico valioso, compõem o acervo da mostra “Corpo Humano: da célula ao homem" cerca de 280 peças, entre ossos, espécimes naturais mumificadas

Na exposição terão várias peças interessantes  Foto: Divulgação/Governo

Os capixabas vão conhecer todos os segredos e curiosidades do corpo humano na exposição “Corpo Humano: da célula ao homem", que entrou em cartaz no dia 30, no Palácio Anchieta, em Vitória será aberta ao público a partir desta quarta-feira (1). Com proposta inovadora e inédita no Brasil, a mostra terá uma programação extensa e ações educativas, como oficinas gratuitas aos visitantes.

Com um patrimônio cultural e científico valioso, compõem o acervo da mostra “Corpo Humano: da célula ao homem" cerca de 280 peças, entre ossos, espécimes naturais mumificadas, plastinadas ou fixadas em formol, réplicas realísticas de fósseis de hominídeos e animais pré-históricos, e modelos anatômicos didáticos de órgãos e sistemas. A peça mais curiosa, que promete ser a mais procurada, é o corpo humano dissecado, vertical, fixado em formol.

Visitantes farão uma fantástica viagem pela história da evolução humana, partindo de 500 milhões de anos atrás, quando surgem os primeiros vertebrados, até os tempos atuais. Modelos didáticos 3D e microscópios mostrarão com precisão o universo microscópico de nosso corpo. A mostra abordará os aspectos anatômico-funcionais do corpo humano, incluindo desde suas estruturas elementares até as mais complexas, como o DNA, células e tecidos, órgãos e sistemas, desenvolvimento embrionário e fetal, evolução humana, anatomia comparada de vertebrados.  

Interatividade

A interatividade também é parte importante nesse projeto. Recursos modernos vão transformar o acesso às informações em uma experiência única. Com recursos tecnológicos avançados, os visitantes poderão interagir mais facilmente com a exposição. Na sala “1” funcionará um espaço multimídia com 45 lugares, que exibirá o filme “Viagem por dentro do corpo humano”, com duração de 15 minutos. Monitores de LED 42” serão instalados para exibir filmes, animações e esquemas táticos. 

Além disso, buscando uma maior inserção da exposição no contexto atual das tecnologias da informação, toda a coleção foi informatizada. Através de um aplicativo para smartphone e tablet, disponibilizado na internet, o visitante terá acesso, via “QR code”, às informações de cada peça do acervo em seu próprio celular, optando pela língua de sua preferência: português, inglês ou Libras, ou ainda o áudio em português.

 A mostra também vai oferecer oficinas aos visitantes, dentre elas, a montagem de um corpo, montagem de esqueleto humano e a montagem de um quebra-cabeça com radiografias reais de um esqueleto humano adulto.

Para garantir uma locomoção segura e o mais independente possível, o espaço expositivo terá sinalização podotátil, orientando o deficiente visual no trajeto lógico e adequado dentro da exposição. Cada peça ou experimento que permitir a interatividade tátil e audível será sinalizada em Braille. Estas adequações garantirão ao deficiente visual o acesso a uma área do conhecimento que para maioria deles era inacessível até então.

A exposição científica "Corpo Humano: da célula ao homem" é patrocinada pelas secretarias estaduais de Governo, da Cultura e  da Educação. A realização é do MCV - Museu de Ciências da Vida, da Universidade Federal do Espírito Santo, sob a curadoria de Athelson Bitencourt, idealizador do projeto, coordenador do MVC e professor de anatomia e neuroanatomia.

Serviço

Exposição científica "Corpo Humano: da célula ao homem"
Aberto ao público a partir do dia 01 de julho
Visitação: de  terça a sexta-feira, das 9 às 18h. Sábados, de 9 às 17h e domingos das 09 às 16h
Local: Espaço Cultural Palácio Anchieta, no Centro de Vitória.

Entrada gratuita

Agendamento de visita
(27) 3636.1030/ 1032
[email protected]

Informações

www.mvc.ufes.br
www.secult.es.gov.br

Pontos moeda