Geral

Greve de servidores do INSS pode suspender serviços em agência de Vitória na 2ª feira

No Estado, as atividades já foram suspensas em Serra, Viana, São Mateus, Jaguaré e Montanha. Em Vila Velha, Cariacica, Colatina e Nova Venécia a paralisação foi parcia

Segundo levantamento do Sindprev-ES, aproximadamente 50% das agências do INSS em todo o país estão paralisadas Foto: ​

Servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prometem entrar em greve em Vitória na próxima segunda-feira (20). O ato é nacional. Dentre as reivindicações da categoria estão o reajuste salarial, a revisão das gratificações produtivas e o pagamento da data-base.

No Estado, as atividades já foram suspensas em  Serra, Viana, São Mateus, Jaguaré e Montanha. Em Vila Velha, Cariacica, Colatina e Nova Venécia a paralisação foi parcial. 

De acordo com Marli Brigida, diretora do Sindprev–ES (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social no ES), os servidores decidirão quais serviços serão paralisados em Vitória.

“No interior do Estado, as agências paralisada estão funcionando apenas com o serviço de perícia. Aqui em Vitória, vamos decidir o que funcionará. A greve por enquanto, não será total, mas parcial”, afirmou. 

Segundo levantamento do Sindprev-ES, aproximadamente 50% das agências do INSS em todo o país estão paralisadas, excluindo Rondônia, que não aderiu ao movimento nacional. 

Além dos servidores do INSS, também decretaram greve funcionários do Ministério da Saúde, Ministério do Trabalho e Emprego, Fundação Nacional de Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Assembleias e adesão
Os servidores de Pedro Canário decidiram aderir ao movimento grevista e a Agência da Previdência Social do município não abrirá nesta sexta-feira (17). Em Vitória, os servidores se reunirão logo cedo para definir se param ou não. Durante todo o dia, serão realizadas assembleias em Guarapari, Domingos Martins, Afonso Claudio e Baixo Guandu.

Em nota, o Sindprev-ES afirma que visitará diversas agências na próxima semana, como Linhares, Sooretama e Pinheiros, mobilizando a categoria para aderir à greve. O mesmo será feito com relação ao Ministério da Saúde (MS) e ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), órgãos em que ainda não houve adesão.

Pontos moeda