Geral

Inscrições para o Escola Viva terminam nesta terça-feira

Mais do que uma escola em tempo integral, a Escola Viva é um novo modelo de Ensino Médio em turno único, que traz inovações pedagógicas e de gestão

Primeira unidade será implantada em prédio alugado em São Pedro Foto: Divulgação/ Romero Mendonça/Secom-ES

Os preparativos para o início do novo modelo de escola da rede estadual do Espírito Santo estão na reta final. A primeira unidade da Escola Viva, o Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral São Pedro, receberá 480 alunos e uma equipe de 73 funcionários. Mais de 400 estudantes já garantiram suas vagas. Mas ainda dá tempo para os alunos do Ensino Médio solicitarem transferência. O prazo termina nesta terça-feira (21) e as inscrições podem ser feitas pelo site da Sedu, no banner “Matricule-se Escola Viva São Pedro” ou nas unidades escolares da Grande Vitória.

A aluna Vivian Ishikuza conta como foi que decidiu fazer parte da Escola Viva. “Primeiro pesquisei como outros Estados já adaptaram esse modelo de escola e os resultados alcançados. Outro fator importante foi que a minha mãe estudou em uma escola de tempo integral e como isso foi benéfico para a vida dela. Estou bem animada e também quero ter o prazer de conhecer esse projeto”.

Cynthia Ishikuza, mãe de Vivian, acredita que será importante para os jovens terem professores com dedicação exclusiva em uma única escola. “Vai ser muito bom adquirir bagagem de conhecimento dessa forma. Acho bem bacana que a minha filha esteja tendo essa oportunidade dentro do Espírito Santo. Tive essa chance em outros lugares, foi bastante proveitoso para mim e, hoje, sou uma pessoa bem melhor”.

Resolução

Reafirmando a importância da implantação do novo modelo de Ensino Médio no Espírito Santo, o Conselho Estadual de Educação (CEE) aprovou o credenciamento do Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral São Pedro, a partir do segundo semestre letivo de 2015. 

O secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, e o presidente do Conselho Estadual de Educação, Artelírio Bolsanello, assinaram, na manhã desta segunda-feira (20), a Resolução nº 4.249/2015. “Essa é mais uma etapa consolidada. Estamos trabalhando muito para a implantação da primeira unidade da Escola Viva e para que tudo esteja pronto para receber nossos alunos na próxima semana”, destacou o secretário.

O Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral São Pedro fica na Rodovia Serafim Derenze, nº 3.115, bairro Inhanguetá, na região da Grande São Pedro, em Vitória. As atividades da escola terão início no próximo dia 27. 

Escola Viva

Mais do que uma escola em tempo integral, a Escola Viva é um novo modelo de Ensino Médio em turno único, que traz inovações pedagógicas e de gestão, orientando o jovem a ser protagonista e a construir seu projeto de vida.

Foram abertas 480 vagas, para o segundo semestre, sendo 160 vagas para o 1º ano, 160 vagas para o 2º ano e 160 vagas para o 3º ano. Somente os estudantes regularmente matriculados na rede pública estadual das escolas que ofertam o Ensino Médio poderão solicitar transferência de vaga para o Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral São Pedro.

A equipe escolar que irá atuar no Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral São Pedro já está formada e capacitada para o início das atividades.

O professor de Geografia Felipe Cunha se diz ansioso para o início dos trabalhos. “O que o Estado tem preparado é tudo o que esperei para a minha vida profissional. Os alunos não têm ideia do que é a Escola Viva, mas eu posso garantir que será um ambiente que irá contribuir muito para o conhecimento pessoal e profissional”.

Além da estrutura diferenciada e do currículo inovador, na Escola Viva os profissionais terão dedicação integral e o tempo que o aluno permanece na escola será de 9 horas e 30 minutos. A carga horária será das 7h30 às 17 horas, sendo 1h20 minutos para o almoço e dois intervalos de 20 minutos para o lanche, ofertados dentro da escola.

O programa Escola Viva terá um conjunto de inovações: acolhimento aos estudantes, às equipes escolares e às famílias; avaliação diagnóstica/nivelamento; disciplinas eletivas; salas temáticas; ênfase prática sem laboratórios; tecnologia de gestão educacional; tutoria; aulas de projeto de vida; aulas de práticas e vivências em protagonismo; aula de estudo orientado; e aprofundamento de estudo (preparação acadêmica/mundo do trabalho).

Pontos moeda