Geral

Mais de 200 quilos de carne são apreendidos em supermercados de Viana

A ação deu início à segunda etapa da inspeção que realizam desde o mês passado nos cinco supermercados de Marcílio de Noronha. A equipe esteve em dois estabelecimentos

A vistoria da Vigilância Sanitária aconteceu em supermercados de Marcílio de Noronha Fotos: Divulgação/Prefeitura

Mais de 200 quilos de carne vencida, ou imprópria para consumo, foram apreendidos, na manhã desta segunda-feira (6), em supermercados de Marcílio de Noronha, em Viana, na Grande Vitória.

Deste total, aproximadamente 60 quilos eram de embutidos, linguiças e defumados. O material foi encontrado durante uma vistoria da Vigilância Sanitária da prefeitura de Viana, juntamente com um representante do Procon Municipal, que também apreendeu outros produtos vencidos: leite, sucos e iogurtes, por exemplo.

A ação deu início à segunda etapa da inspeção que realizam desde o mês passado nos cinco supermercados de Marcílio de Noronha. A equipe esteve em dois estabelecimentos, onde vistoriou, entre outros itens, o prazo de validade dos produtos, as condições de acondicionamento das carnes e a procedência dos alimentos.

"Em junho, notificamos os cinco supermercados porque estavam com os alvarás sanitários irregulares. Após a vistoria todos já estão em processo de adequação. Hoje a inspeção é para conferir se foram tomadas as providências apontadas no primeiro momento", comentou o diretor de Departamento da Vigilância de Saúde de Viana, Sayler Vitoriano Monteiro de Miranda.

De acordo com Sayler, o objetivo do trabalho é garantir à população o funcionamento adequado dos locais onde ela faz suas compras. Ele esclarece que não há intenção de punir ninguém e por isso é feito um trabalho de orientação aos proprietários para que se adequem conforme estabelece a legislação.

A professora Aline Moreira, que já foi vítima de produto vencido, aprovou a ação da Prefeitura de Viana. “Esse trabalho é importante, pois muitas pessoas pegam produtos com prazo de validade vencido e levam para casa sem perceber. Já aconteceu comigo mas, como moro perto do supermercado, voltei lá e trocaram meu produto.  Quem mora longe costuma ficar no prejuízo”, destacou a moradora.

Proprietário de um dos supermercados inspecionados, Dalmo Belisário destacou a importância do trabalho dos técnicos da Vigilância Sanitária. “Tem que ser assim para nos alertar quais providências devem ser tomadas. O que tiver que ser adequado no meu supermercado será feito, conforme as orientações e os prazos determinados pelos técnicos. Essa ação é boa para todos: comerciante, cliente e município”, declarou.

A segunda etapa da inspeção teve início na última semana e dois supermercados foram vistoriados. “Os produtos vencidos e os que estavam armazenados com irregularidades, especialmente carnes, foram recolhidos e descartados”, contou Sayler.

Pontos moeda