Geral

Palácio Anchieta: exposição desvenda mistérios do corpo humano

Visitantes farão uma fantástica viagem pela história da evolução humana, partindo de 500 milhões de anos atrás, quando surgem os primeiros vertebrados, até os tempos atuais

A interatividade também é parte importante nesse projeto Foto: Divulgação

Os segredos e curiosidades do corpo humano estão na exposição “Corpo Humano: da célula ao homem", em cartaz no Palácio Anchieta, em Vitória, até o dia 30 de agosto. Com proposta inovadora e inédita no Brasil, a mostra tem uma programação extensa e ações educativas, como oficinas gratuitas aos visitantes. 

Com um patrimônio cultural e científico valioso, compõem o acervo da mostra cerca de 280 peças, entre ossos, espécimes naturais mumificadas, plastinadas ou fixadas em formol, réplicas realísticas de fósseis de hominídeos e animais pré-históricos, e modelos anatômicos didáticos de órgãos e sistemas. A peça mais curiosa, que promete ser a mais procurada, é o corpo humano dissecado, vertical, fixado em formol.

Visitantes farão uma fantástica viagem pela história da evolução humana, partindo de 500 milhões de anos atrás, quando surgem os primeiros vertebrados, até os tempos atuais. Modelos didáticos 3D e microscópios mostram com precisão o universo microscópico do nosso corpo. A mostra aborda os aspectos anatômico-funcionais do corpo humano, incluindo desde suas estruturas elementares até as mais complexas, como o DNA, células e tecidos, órgãos e sistemas, desenvolvimento embrionário e fetal, evolução humana, anatomia comparada de vertebrados.  

Interatividade

A interatividade também é parte importante nesse projeto. Recursos modernos vão transformar o acesso às informações em uma experiência única. Com recursos tecnológicos avançados, os visitantes poderão interagir mais facilmente com a exposição. 

Além disso, buscando uma maior inserção da exposição no contexto atual das tecnologias da informação, toda a coleção foi informatizada. A mostra também vai oferecer oficinas aos visitantes, dentre elas, a montagem de um corpo, montagem de esqueleto humano e a montagem de um quebra-cabeça com radiografias reais de um esqueleto humano adulto.

Para garantir uma locomoção segura e o mais independente possível, o espaço expositivo terá sinalização podotátil, orientando o deficiente visual no trajeto lógico e adequado dentro da exposição.

Uma mostra rica por seu acervo, inédita e importante, tanto para a cultura quanto para a educação. O curador da mostra, o professor doutor Athelson Bittencourt falou sobre o sonho realizado de montar esse acervo num local apropriado e abri-lo ao público. Já o secretário de Estado da Cultura, João Gualberto Vasconcellos, ressaltou a importância de valorizar o trabalho e o conhecimento dos profissionais capixabas como foi feito neste projeto. “Queremos encher esse espaço de estudantes e jovens para que eles possam conhecer a máquina perfeita que é o corpo humano. O aprendizado cultural é essencial na vida de qualquer ser humano", declarou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha no último dia 30, na abertura da exposição no ultimo dia 30. 

A mostra

A exposição científica "Corpo Humano: da célula ao homem" é patrocinada pelas secretarias estaduais de Governo, da Cultura e da Educação. A realização é do MCV - Museu de Ciências da Vida, da Universidade Federal do Espírito Santo, sob a curadoria de Athelson Bitencourt, idealizador do projeto, coordenador do MVC e professor de anatomia e neuroanatomia.

A mostra fica em cartaz no Espaço Palácio Anchieta, no Centro de Vitória, até o dia 30 de agosto e pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas e aos sábados e domingos, das 9 às 16 horas. Grupos podem agendar visita pelos telefones (27) 3636-1032 ou 3636-1035.

Serviço:
Exposição "Corpo Humano - Da Célula ao Homem"
Local: Espaço Cultural Palácio Anchieta
Data: Até 30 de agosto (de terça a sexta, das 9 às 17h / sábados, domingos e feriados, das 9 às 16h) 
Agendamento de grupos: (27) 3636 1032 e 3636 1035
[email protected]
 
Informações
www.mvc.ufes.br
www.secult.es.gov.br

Pontos moeda