Geral

Partido Podemos designa Iglesias principal candidato na Espanha

Redação Folha Vitória

Madri - Os membros do partido de esquerda Podemos designaram seu presidente, Pablo Iglesias, como o cabeça da lista de candidatos para a eleição geral do fim do ano na Espanha. A sigla anunciou nesta sexta-feira que Iglesias, um jovem professor universitário e cofundador do partido, foi eleito com 94% dos votos de quase 60 mil afiliados.

O Podemos foi fundado no ano passado e mais de 380 mil afiliados estavam habilitados a votar.

O primeiro-ministro Mariano Rajoy deve convocar eleições para o fim de 2015, mas ainda não anunciou a data. Rajoy deve buscar a reeleição, à frente de seu Partido Popular, de direita.

A lista do Partido Socialista Obrero Español (PSOE), o principal da oposição, é encabeçada por Pedro Sánchez. Albert Rivera lidera a do novo partido centrista Ciudadanos.

O PP e o PSOE dominam a política espanhola há décadas, mas esse domínio se viu ameaçado pelo Podemos e pelo Ciudadanos, fruto da indignação ante as medidas de austeridade e pelos vários casos de corrupção no país. Os dois partidos não tradicionais obtiveram muitos votos nas eleições regionais e municipais de maio, com a esquerda ganhando as prefeituras de Madri e Barcelona. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda