Geral

Perigo dentro de casa: nove pessoas morreram por choques elétricos no Espírito Santo em 2014

No Espírito Santo, mais da metade dos casos aconteceram devido a choques dentro de casa e apartamento, segundo a pesquisa. Na região Sudeste do país, foram 123 mortes

O acesso fácil de crianças pequenas a tomadas dentro de casa é um dos motivos que causa acidentes Foto: Divulgação

Uma pesquisa revelou que nove capixabas morreram em decorrência de choques elétricos, em 2014. A grande maioria das mortes aconteceram dentro de casa. Em todo o Brasil, o número de óbitos ultrapassa 600. As informações foram divulgadas pelo Instituto Brasileiro do Cobre (Procobre).

No Espírito Santo, mais da metade dos casos aconteceram devido a choques dentro de casa e apartamento, segundo a pesquisa. Na região Sudeste do País, foram 123 mortes. O Nordeste do país, porém, concentra o maior número de registros: são 266 casos, 42% do total.

Em relação aos profissionais atingidos, o número de pedreiros, pintores e ajudantes supera o de eletricistas: 31 contra 29. Já a faixa etária mais atingida é de pessoas com idade entre 31 e 40 anos, com 166 ocorrências. As crianças também sofrem com os problemas nas instalações elétricas: foram 69 casos fatais em pessoas de 0 a 15 anos.

No total, foram 627 mortes em todo o Brasil. Destas, 180 mortes aconteceram dentro de casa, 79 em estabelecimentos comerciais e quatro, dentro de escolas, entre outros. De acordo com o instituto, as causas são variadas, desde problemas com tomadas e extensões, cercas eletrificadas, eletrodomésticos e até chuveiros elétricos.

Veja dicas de como deixar sua casa segura:

Crédito: Icon Finder

Manutenção: a rede elétrica deve passar por manutenção a cada dois anos. Peça para profissionais qualificados fazerem a inspeção. Muitas vezes, durante a construção da casa ou obras, o isolamento dos cabos pode ser danificado, o que é um risco grande.

Crédito: Icon Finder

Fios e tomadas: cuidado com fios e tomadas, principalmente se houver crianças na casa. Verifique se os fios estão bem encapados e tampe as tomadas com protetores encontrados em lojas de decoração e materiais de construção.

Crédito: Icon Finder

Chuveiro elétrico: nunca ajuste a temperatura do chuveiro com ele ligado. Desligue a fonte para isso, pois o banheiro é uma área de muita umidade, o que não combina com energia elétrica.

Crédito: Icon Finder

Geladeira: qualquer equipamento que esteja dando pequenos choques, mesmo aqueles quase imperceptíveis, precisam ser trocados. Esses objetos não podem ser doados ou, como muitas vezes ocorre, levados para a casa de praia, onde serão menos usados.

Crédito: Icon Finder

Secador de cabelo e chapinha: esses equipamentos não devem ser usados no banheiro. Use-os no quarto ou em um local bem seco, mas nunca no banheiro. Não os use com o corpo ainda molhado, após sair do banho.

Crédito: Icon Finder

Trovoadas e raios: não toque em equipamentos que estejam ligados na tomada; não use celulares ou pequenos dispositivos que estejam carregando; saia de perto das janelas e portas; não use o telefone fixo, pois ele também está ligado na rede. Use o celular, mas nunca com o carregador na tomada.

Fonte: Programa Casa Segura, do Instituto Brasileiro do Cobre (Procobre)

Pontos moeda