Geral

Presidenciáveis retiram candidaturas no Burundi e acirram tensão política

Redação Folha Vitória

Bujumbura - Três candidatos abandonaram a corrida presidencial no Burundi, prevendo que o pleito no país não será realizado de forma livre e justa. Dentre os políticos que retiraram suas candidaturas estão dois ex-presidentes da nação africana.

O anúncio é o tremor mais recente de uma turbulência pela qual o sistema político passa após o presidente Pierre Nkurunziza afirmar que tentará o terceiro mandato, um movimento considerado inconstitucional por seus críticos. Desde então, pelo menos 77 pessoas morreram em protestos, que chegaram ao ponto de evoluir a uma tentativa de golpe militar em maio, que foi reprimida pelas tropas de Nkurunziza.

Os ex-presidentes Domitien Ndayizeye e Sylvestre Ntibantunganya e o ex-presidente do Parlamento, Jean Minani, disseram em uma carta à comissão eleitoral que o ambiente político não poderia garantir que as eleições, que ocorrem na terça-feira, sejam justas. Os líderes da oposição reclamam que não podem realizar suas campanhas presidenciais porque são intimidados por agentes de segurança do governo.

A Corte Constitucional do Burundi julgou a questão e decidiu em favor do presidente, considerando que ele não foi eleito popularmente para o seu primeiro mandato. Neste sábado, a comissão eleitoral do país confirmou o recebimento da carta, mas afirmou que os nomes dos candidatos continuarão nas urnas de votação, pois as cédulas já foram impressas e distribuídas. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda