Geral

Setor de serviços cresce, segundo informações do IBGE

De acordo com o índice, divulgado nesta quinta-feira (16), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa acumulada de crescimento do setor no ano atingiu 2,3%

Serviços profissionais, administrativos e complementares foram os que mais cresceram em um ano Foto: Divulgação

O setor de serviços cresceu 1,1% ao longo do mês de maio, em comparação com o mesmo período do mês anterior. Com o avanço menor do que o registrado nos dois meses anteriores, o segmento teve a segunda menor taxa da série iniciada em 2012.

De acordo com o índice, divulgado nesta quinta-feira (16), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa acumulada de crescimento do setor no ano atingiu 2,3% e, em 12 meses, 3,8%.

Na comparação anual, três dos cinco setores analisados apresentaram crescimento: serviços profissionais, administrativos e complementares (5,5%); transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (0,8%), e; outros serviços (0,3%).

Por outro lado, os ramos de serviços prestados às famílias (- 1,4%) e serviços de informação e comunicação (- 0,8%), encolheram no período.

Motivações

Segundo o IBGE, a principal influência para o recuo dos serviços prestados às famílias tem em vista a redução do poder aquisitivo da população ocupada e do aumento dos preços da alimentação fora de casa, que subiu acima da inflação oficial do mês.

O ramo de comunicação, que abrangem os serviços de telecomunicações e de tecnologia da informação, foi influenciado pelos cortes de despesas em publicidade e propaganda por parte de governos e das empresas.

Com informações do Portal R7

Pontos moeda