Geral

Trabalhadores federais da Previdência entram em greve no Espírito Santo

Serviços como os atendimentos agendados pelo 135, concessão de benefícios e atendimentos espontâneos, entre outros, serão afetados

Servidores federais capixabas do INSS e da Saúde votaram pela greve em assembleia Foto: Divulgação

Em assembleia realizada na tarde desta quarta-feira (15), os cerca de 1.600 funcionários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Ministério da Saúde (MS), Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Espírito Santo decidiram entrar em greve a partir da próxima quinta-feira (17).

Na Região Metropolitana, apenas a agência Agência da Previdência Social (APS) de Vitória, na Avenida Beira-Mar, vai funcionar. Haverá paralisação, ainda, nos municípios de Santa Teresa, Colatina, São Gabriel da Palha, Montanha, Nova Venécia, São Mateus e Afonso Cláudio. Serviços como os atendimentos agendados pelo 135, concessão de benefícios e atendimentos espontâneos, entre outros, serão afetados.

Pelo país

Com essa decisão, a categoria no Estado adere ao movimento grevista nacional que começou no dia 7 de julho e agora tem adesão em 24 dos 27 estados brasileiros. 

Entre as diversas reivindicações dos trabalhadores federais, as principais são uma política salarial permanente com correção das distorções e reposição das perdas inflacionárias; reajuste linear de 27,3%; data-base em 1° de maio e paridade salarial entre ativos e aposentados.

Em relação ao reajuste salarial, o governo já apresentou uma contra proposta dividindo o reajuste em quatro anos, com os seguintes percentuais: 5,5% em 2016, 5% em 2017, 4,75% em 2018 e 4,5% em 2019. Mas a categoria rejeitou.

“A inflação acumulada nos últimos 12 meses está em quase 10%. Portanto, não há como aceitar essa proposta do governo que nem repõem a inflação. Com a greve vamos lutar e pressionar o governo por melhorias”, avaliou a diretora do Sindprev-ES, Marli Brigida.

A categoria irá avaliar novamente o movimento grevista no dia 27 de julho, às 14 horas, no auditório do INSS, em Vitória.

Pontos moeda