Geral

Três praias de Guarapari disputam certificação internacional

O selo Bandeira Azul tem 28 anos e é usado por 49 países. No Brasil apenas duas praias possuem essa certificação internacional

A praia da Bacutia é uma das mais badaladas de Guarapari (Crédito: Reprodução/Site Praias do Brasil) Foto: Reprodução

Três praias de Guarapari podem ganhar a certificação internacional conhecida como Bandeira Azul, que classifica as melhores praias do mundo. Estão na disputa a praia da Guaibura, Bacutia, e Peracanga.

A coordenadora do Programa Bandeira Azul no Brasil, Leana Bernardi, já visitou as concorrentes e entregará um relatório para a Prefeitura de Guarapari, que deverá decidir quantas e quais praias serão inscritas. A partir da inscrição, as praias terão mais dois anos para se adequar às normas para obtenção do título.

O selo Bandeira Azul tem 28 anos é reconhecido mundialmente e usado por 49 países. No Brasil apenas a Praia do Pombo, no Guarujá, em São Paulo e a Prainha, no Rio de Janeiro possuem essa certificação. “Os europeus reconhecem e sentem muito familiarizados quando sabem desse selo. É uma maneira não só da praia, mas do município entrar no mapa mundial de praias certificadas, atraindo mais turistas”, garantiu a coordenadora do programa.

Os critérios avaliados são baseados em temas como educação, informação ambiental, gestão ambiental, qualidade da água, segurança e equipamentos. Pelo menos 35 itens são considerados durante a avaliação.   

Pontos moeda