Geral

Atenção mamães e papais: vacinação contra paralisia infantil começa neste sábado

A meta é imunizar 95% do público-alvo, um total de18.520 crianças, para evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no País, doença que causa a paralisia nos membros

Crianças menores de 5 anos devem ser vacinadas contra a poliomielite Foto: Divulgação/Prefeitura/ Diego Alves

Os papais e mamães devem ficar atentos. Todas as unidades de saúde de Vitória estarão abertas neste sábado (15), das 8 às 17 horas, para o Dia D da campanha de vacinação contra a poliomielite e multivacinação. Crianças de 6 meses a menores de 5 anos deverão ser vacinadas, mesmo que tenham recebido a dose da vacina em outra situação.

A meta é imunizar 95% do público-alvo, um total de 18.520 crianças, para evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no País, doença que causa a paralisia nos membros do corpo e pode levar à morte. A campanha acontecerá até o dia 31 em todas as unidades.

O objetivo é a atualização do esquema vacinal em todas as crianças menores de 5 anos, que serão avaliadas pelos profissionais e, de forma seletiva, farão a atualização da caderneta de vacinação. Todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança serão disponibilizadas nas unidades.

"Estamos cumprindo os esquemas preconizados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde para que possamos diminuir o risco de transmissão das doenças imunopreveníveis, assim como reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal", explicou a referência técnica em Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Aline Cabidelli.

Os pais ou responsáveis devem levar seus filhos com menos de 5 anos de idade a uma unidade de saúde com a caderneta da criança.

Pontos moeda