Geral

BC da Turquia revela medidas para aumentar liquidez no sistema bancário

Redação Folha Vitória

Istambul, 29 - O banco central da Turquia revelou neste sábado medidas para aumentar a liquidez e ajudar os bancos do país a pagar suas contas. A instituição elevou os juros pagos sobre as reservas compulsórias em moeda local em um total de 1,5 ponto porcentual, divido em três fases, programadas para 1º de setembro, 1º de outubro e 1º de dezembro. Também foi dobrado o limite das transações do BC com os bancos em moeda estrangeira, para US$ 50 bilhões.

O presidente do BC, Erdem Basci, disse no mês passado que deixaria de usar medidas não ortodoxas, como múltiplas ferramentas e taxas de juros, para mudar para um sistema mais simplificado. A alteração ocorre no momento em que a lira turca ronda mínimas históricas. A moeda local acumula queda de quase 25% ante o dólar este ano. Isso tem alimentado a inflação, a despeito da queda nos preços do petróleo, commodity da qual a Turquia é grande importadora.

Não bastassem as dificuldades econômicas, o BC também tem de navegar em meio a problemas de segurança, com a guerra civil na vizinha Síria e os ataques dos rebeldes curdos, e uma crise política, após nenhum partido ter conseguido maioria no Parlamento nas eleições de junho. Um nova votação foi convocada para 1º de novembro.

Entre as medidas anunciadas neste sábado, o BC também adotou mudanças para tentar estimular os depósitos de longo prazo. A instituição aumentou a exigência de compulsório dos fundos de participação subordinados à lei islâmica e passivos cambiais (que não linhas de depósito). A taxa subiu de 20% para 25% nas modalidades com vencimento de até um ano; de 14% para 20% nos prazos até dois anos; e de 8% para 15% para até três anos. Já para os prazos acima de cinco anos, a taxa caiu de 6% para 5%. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda