Geral

Começa Mostra de Experiências bem-sucedidos de combate à dengue em Vitória

Segundo Rosangela Senna Miranda, muitos municípios capixabas têm desenvolvido boas ações de educação em saúde para prevenir e combater a dengue

Nesta quinta-feira (13), a Capital vai apresentar uma maquete que mostra, em quatro ambientes diferentes, situações que podem favorecer a proliferação Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) abre as portas de sua sede administrativa na Enseada do Suá, em Vitória, para que os municípios exponham trabalhos bem-sucedidos de combate à dengue. Nesta quinta-feira (13), a Capital vai apresentar uma maquete que mostra, em quatro ambientes diferentes, situações que podem favorecer a proliferação dos focos do mosquito que transmite a dengue ou contribuir para a eliminação do vetor. 

Segundo Rosangela Senna Miranda, referência técnica do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (PESMS) da Secretaria de Estado da Saúde, muitos municípios capixabas têm desenvolvido boas ações de educação em saúde para prevenir e combater a dengue e, na avaliação dela, “faz bem compartilhar essas iniciativas com todo o Estado”.

“Só para citar alguns exemplos, temos Pinheiros, que criou um projeto de formação de agentes mirins; Afonso Cláudio, que estimulou estudantes a criarem vídeos na comunidade com o tema dengue; Cariacica, que tem um forte trabalho em teatro; Anchieta, que trabalha ginástica na praia incentivando os banhistas a retirarem o lixo da areia. Enfim, são diferentes iniciativas que vem contribuindo para o controle e o combate à dengue no Espírito Santo”, ressalta.

De acordo com Rosangela Miranda, além de abrir espaço para os municípios mostrarem seus trabalhos, o PESMS convidou empresas privadas e outros órgãos públicos, que são parceiros da Secretaria de Estado da Saúde no Comitê Estadual da Dengue, para contribuir apresentando também suas iniciativas de combate à doença.  

“Estamos montando uma agenda para organizar as exposições. A intenção é que esse espaço na sede administrativa da Sesa seja utilizado frequentemente com esse objetivo”, comenta Rosangela Miranda. Ainda segundo ela, com a realização das exposições a Sesa pretende iniciar a mobilização dos municípios para o Dia D da Dengue, realizado no fim do ano.

Maquete

A referência técnica em Educação em Saúde do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) da Prefeitura de Vitória, Arlene Maria Perini de Matos, explica que a maquete que será exposta na Secretaria de Estado da Saúde é utilizada frequentemente em ações de conscientização em escolas, unidades de saúde, feiras de adoção de cães e gatos e em diversos eventos.

Segundo ela, a maquete atrai bastante a atenção das pessoas, em especial das crianças, que conseguem visualizar melhor o que é certo e o que é errado no combate à dengue. “A maquete mostra um terreno baldio, dois ambientes domésticos diferentes e um terreno comercial. Em alguns mostramos bons exemplos e em outros apresentamos quais são os problemas”, detalha Arlene Matos, enfatizando que a maquete foi construída pelos servidores da equipe de Educação em Saúde do CVSA.

Serviço:

Mostra de Experiências Exitosas no Controle da dengue
Quando: quinta-feira (13), das 9 horas às 17 horas
Local: Secretaria de Estado da Saúde – Sede Enseada do Suá – Rua Engenheiro Guilherme José Monjardim Varejão, nº 225, Ed. Plaza Center, Enseada do Suá, em Vitória.

Pontos moeda